2020.BORBA
Borba é uma bonita cidade alentejana, sede de município, conhecida pela qualidade de produção de dois importantes artigos: Vinhos e Mármores.
Borba apresenta vários vestígios de antiga ocupação humana, nomeadamente de tribos celtas, mas o seu desenvolvimento deu-se a partir da Reconquista Cristã ao poder Mourisco, em 1217, tendo sido entregue à Ordem de São Bento de Avis.
A sua localização com a fronteira Espanhola ditou desde cedo o seu cariz defensivo, próxima de importantes localidades como Elvas, Estremoz e Vila Viçosa.
Esta bonita cidade demonstra a riqueza que a produção de Mármore concedeu, com a predominância deste material em toda a alva vila. Diversos monumentos são dignos de registo em Borba, como a Igreja Matriz do século XV, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos (século XVII), a igreja Paroquial de São Bartolomeu, ou as Capelas de Santo António e a de São Sebastião.
A Fonte das Bicas, ou Chafariz de Borba é outro dos principais monumentos, coroado com o rico mármore da região, numa construção de 1781, bem como os carismáticos Passos do Senhor, obras do século XVIII artisticamente esculpidas em mármore.
O vinho de Borba é dos mais afamados no País, já com reputação internacional, bem encorpado, com boa cor e de forte paladar, podendo ser devidamente apreciados na Festa do Vinho e da Vinha que se realiza anualmente na primeira quinzena de Novembro, atraindo grande número de visitantes à vila.
In: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-borba-15150
CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DO BOSQUE
Este Convento foi fundado em 1505, pelo 4ª. Duque de Bragança, D. Jaime IV, que, segundo a tradição, aqui esteve isolado sofrendo severas penitências devido aos remorsos por ter mandado matar a sua esposa, a Duquesa D. Leonor. Em 1548, o Duque D. Teodósio I patrocinou a construção do atual edifício.
O seu principal motivo de interesse é o Bosque que deu o nome ao Convento, cheio de lagos artificiais, ilhas, capelas, fontes e inúmeros pontos bucólicos que serviam para a contemplação dos frades, arredando-os do mundo terreno. No século XVIII, contava a tradição que, os mais belos bosques do país eram o do então Convento do Bussaco (hoje em dia transformado em Hotel) e o do Convento do Bosque, em Borba. Em 1834, com a supressão das Ordens Religiosas, o Convento foi extinto e vendido a particulares. Atualmente preserva-se a igreja, todo o edifício conventual adaptado a habitação e o próprio bosque, que mantém ainda grande parte da sua beleza e encanto.

In: http://www.cm-borba.pt
NOTA: O convento encontra-se em propriedade privada. Por essa razão a Geocache encontra-se no exterior da propriedade. Em determinados periodos do dia é possivel visitar o interior da propriedade e o Convento. Para tal basta pedir autorização aos proprietários ou rendeiros, sempre e quando se encontrem no local.
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!
AVISO IMPORTANTE:
O registo online deverá corresponder OBRIGATÓRIAMENTE ao respetivo registo físico, com o mesmo nick, em logbook. Assim sendo, NÃO SERÃO CONSIDERADOS VÁLIDOS registos de tours e/ou nicks fictícios ou de grupos sem que os mesmos correspondam a contas oficiais do Geocaching. Os registos online que não tenham a devida correspondência física serão imediatamente apagados!