UM ANFITEATRO VERDE PARA EXPLORAR.
A diversidade biológica, as valências culturais e patrimoniais, a centralidade e fácil mobilidade tornam o Parque do Rio Ul num anfiteatro privilegiado da cidade, onde é possível desenvolver atividades multifacetadas que não só celebram a herança cultural e patrimonial de S. João da Madeira, mas igualmente o ambiente, a sustentabilidade, o bem-estar e a boa vizinhança.
PARQUE DO RIO UL, UMA ENTIDADE ATIVA DO CONCELHO.
Reconhecendo este potencial, o Parque do Rio Ul pretende constituir-se como uma entidade ativa que oferece aos cidadãos uma programação regular e diversificada. Entregar o Parque a quem pertence. O Parque pertence à cidade pelo que se deseja que os cidadãos e organizações possam também ser agentes ativos nas ofertas de atividades e eventos que estimulem novas formas de fruição.
OFERECER UMA PROGRAMAÇÃO CONJUNTA E DIVERSIFICADA.
O Parque deseja cooperar com todas as entidades e cidadãos que partilhem os seus princípios orientadores, disponibilizando gratuitamente os seus espaços, recursos e canais de comunicação aos interessados em realizar atividades no Parque. Em conjunto com os seus dinamizadores, o Parque ambiciona oferecer ao público uma programação anual alternativa e multifacetada, que abrace várias temáticas e dinâmicas.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A DINAMIZAÇÃO DO PARQUE:
>reconhecer o Parque enquanto “entidade verde”;
>respeitar e preservar o património natural e construído;
>promover a cidadania responsável e a educação ambiental;
>aproximar os Sanjoanenses de um estilo de vida mais sustentável:
>oferecer à sociedade conteúdos e atividades diferenciadoras.
PARQUE DO RIO UL - PROJETO DE CONSERVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO
O Parque do Rio Ul tem sido amplamente usado pelos Sanjoanenses nas caminhadas e atividades desportivas, nos momentos de descanso, passeio e contemplação. Hoje, o Parque quer ser também um espaço para reavivar a história e estórias, dar a conhecer o património natural e cultural e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem e experimentação.
Com estes intentos, o Município de S. João da Madeira concebeu e candidatou o projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado no âmbito do Norte 2020, contemplando os seguintes objetivos:
•Aumentar o conhecimento sobre os valores naturais e fomentar os habitats;
•Recuperar o património construído e valorizar a história do espaço;
•Melhorar a experiência de visitação e fruição do espaço;
•Criar condições para o envolvimento de cidadãos e organizações na dinamização ativa do Parque;
•Promover a educação ambiental;
•Afirmar o Parque como um espaço de excelência (arquitetura e educação).
DESCUBRA TODOS OS PARQUES QUE HÁ NO PARQUE DO RIO UL
O conceito “Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul” surge pela dimensão simbólica da diversidade de elementos e ambientes, reais e virtuais, tangíveis e intangíveis, do passado ao futuro, da pequena à grande escala, presentes no Parque ao longo dos tempos. Nesta perspetiva, o Parque assume-se como um órgão composto por inúmeros “parques” que, embora estejam sempre presentes, emergem especialmente quando nos dedicamos a desfrutá-los, a observar ou analisar com maior detenção. Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul é assim o desafio e uma promessa que no âmbito deste projeto o município faz a quem aqui reside ou visita.
UM PARQUE MULTIFACETADO PARA USUFRUIR E EXPLORAR
O Parque do Rio Ul é um espaço de excelência para o desenvolvimento de várias atividades e eventos e é por isso que deseja cooperar com todos aqueles que partilhem os seus princípios orientadores e que procurem aproximar os sanjoanenses de uma vida mais sustentável, contribuindo também dessa forma para a animação conjunta da cidade e para novas formas de fruição do nosso parque urbano.
Para além do seu vasto espaço ao ar livre, em breve o Parque disporá de equipamentos multifacetados para apoiar a realização de atividades práticas e de conhecimento da sua história, cultura e património (em reabilitação).
O parque está ainda mais próximo de si.