CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz - foi criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores. Quarenta e três anos depois, a qualidade dos vinhos CARMIM passou a ser sinónimo de excelência.
A CARMIM possui atualmente cerca de novecentos associados e produz 74 referências de vinhos: dos brancos aos tintos, dos jovens aos Reservas, passando pelos licorosos, rosé ou espumantes. A CARMIM também produz aguardente e azeites de reconhecida qualidade.
A qualidade da matéria-prima, oriunda de uma região de denominação de origem, é uma das mais-valias desta Cooperativa; a par do capital humano e de um complexo agroindustrial de 80.000m2 dotado de tecnologia. Existe uma capacidade de recepção de um milhão e quinhentos mil quilos de uva por dia, engarrafamento de vinte e quatro mil garrafas por hora e armazenamento até trinta e dois milhões de litros, o que transforma a CARMIM na maior adega do Alentejo e numa das maiores do País A Carmim possui uma das tecnologias mais avançadas da Península Ibérica, ao nível da produção e engarrafamento de vinhos, sendo uma adega de excelência em Portugal.
O espaço Enoturismo da CARMIM foi inaugurado em Julho de 2003 com o objetivo de dar a conhecer a todos os visitantes nacionais e estrangeiros como se faz um bom vinho.
A nobreza e o misticismo que envolvem o vinho são incomparáveis a outras bebidas criadas pelo ser humano. Tal como são incomparáveis, as características que o Alentejo possui, para a produção deste néctar dos deuses.
O Alentejo apresenta-se, hoje em dia, como uma região em que o seu desenvolvimento, passa obrigatoriamente por pilares como a Agricultura e o Turismo. Se juntarmos estas duas mais-valias da região, surge o Enoturismo.
Fonte
|