... ao Bombeiro Voluntário
|
Ao visitar o centro de Barcelos e percorrer a Avenida da Liberdade encontra ao fundo uma escultura em bronze representando um bombeiro com uma criança ao colo assente numa base de pedra granítica, segundo se sabe, o primeiro a ser erigido no nosso país.

É o singular e nobre monumento ao Bombeiro Voluntário que testemunha a gratidão e a homenagem das gentes de Barcelos e do Minho aos briosos e dignos soldados da paz que, arriscando a vida, prestam altos e relevantes serviços à humanidade.
A ideia da construção do monumento ao bombeiro em Barcelos ficou a dever-se ao barcelense e diretor dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, Manuel Augusto Vieira.
O monumento é uma obra do escultor portuense Henrique Moreira foi inaugurado em 21 de Março de 1954, com um brilhante programa, que trouxe a Barcelos as mais altas autoridades do país e do distrito e cerca de mil e duzentos bombeiros.
Fonte: BVBarcelos
- A cache contém logbook e stashnote. Não permite trocas de objectos, TBs ou Geocoins. Não contém material de escrita.
- Fotos do ponto final, fotos da zona envolvente, fotos do contentor, fotos do logbook que denunciem o local final, fotos com coordenadas. SERÃO ELIMINADAS SEM AVISO PRÉVIO. ATENÇÃO TAMBÉM AOS COMENTÁRIOS NOS REGISTOS ONLINE.
- Na base da estátua é possível encontrar uma data, acontece que esta data tem um formato um pouco peculiar, algo como:
ABC DEF GHIJKL
- Faz a correspondência sobre o que está aqui descrito e o que encontras na base da estátua, e substitui na seguinte fórmula:
N 41° ABBC.HIAJDEF W 008° ABBLKK.HJK