
PLM PR1 - Vales de Barris e Alcube
No Vale Jurássico dos Barris predominam “barros” castanho-avermelhados calcários, explorados industrialmente no passado. Estas formações jurássicas, constituídas fundamentalmente por calcários, margas e grés, são das mais antigas unidades geológicas presentes no concelho. O relevo acidentado e a diversidade botânica proporciona, no Vale dos Barris, um efeito de mosaico, com zonas de prados, olivais, matos e floresta.
Este percurso circular de 10km levará a conhecer ou revisitar a Serra de São Francisco, a Ermida da Nossa Senhora das Necessidades, a Quinta de Alcube, a Cascata de Alcube, entre todas as espécies de fauna e flora que habitam o local.
O percurso pode ser feito de carro conforme as condições do terreno (não aconselhável em tempos de chuvas), sendo que o mesmo faz parte dos PR de Palmela e como tal foi feito a pensar em ser percorrido a pé.

Para chegar ao ponto final
Em todos os pontos o método de obtenção dos valores é o mesmo. É pedido para observarem uma ou mais palavas e com as mesmas devem obter o valor a partir do sistema A=1 ... Z=26. O valor de cada ponto corresponde ao somatório do valor de todas as letras das palavras pedidas.
Ponto #1 (Inicial) - As palavras (3) são as que estão escritas na placa à entrada da Quinta.
Ponto #2 (Serra) - A palavra (só 1) corresponde ao nome da familia.
Ponto #3 (Ermida) - A palavra (só 1) corresponde ao nome existente na fechadura da porta de trás.
Ponto #4 (Quinta) - A palavra (só 1) corresponde à primeira palavra do lado direito do quadro de informações.
Valor X = Ponto #1 * Ponto #2 * 3 - 1028
Valor Y = Ponto #3 * Ponto #4 * 9 - 1405
Soma de controlo = 393
As coordenadas finais são:
N 38° X W 008° Y