Mesquitela - Celorico Da Beira

Freguesia constituída pelos lugares de Mesquitela, Carvalheda, Mogadouro e Vale da Ribeira, Mesquitela é uma das freguesias que limita o concelho de Celorico da Beira, fazendo divisão com os concelhos de Fornos de Algodres e Gouveia.
Sendo a sua toponímia designatária de pequena Mesquita, templo religioso dos Muçulmanos, Mesquitela é tão antiga quanto o faz prever o seu nome.

Distando 13 km da sede de concelho, é servida pela estrada municipal 554, que liga Mesquitela às suas anexas e a outros lugares dos concelhos de Gouveia e Fornos de Algodres. Antiga aldeia, Mesquitela foi elevada à categoria de condado por D. João IV, sendo em 1664 elevada a vila, perdendo a categoria pouco tempo depois, pertencendo esta freguesia ao extinto concelho de Linhares.
A ponte romanizada que permite a travessia para a outra margem da ribeira, tem duas eras, uma que data de 1771, gravada na pedra e outra, planta que ornamenta os arcos da ponte, cobrindo-a quase na totalidade. Atravessada a dita ponte, deparamos à esquerda com a fonte de Stº. António, de abundantes águas frias que outrora era fonte de mergulho, e local de início de muito namoro!
Logo ali, a meia dúzia de passos, fica a capela de S. João, local de festa e romaria de gado. Terra de pastores e de grandes rebanhos, é também terra de bom queijo da Serra da Estrela e de bom borrego. A olivicultura e a batata são culturas que por aquelas terras se dão bastante bem, com fortes produções de batata de consumo e de excelente azeite. A agricultura e a construção civil são as actividades que empregam a maior parte da população.

--------------------------------------------------------------
A CACHE
Esta cache serve para mostrar um recanto da Mesquitela onde se situam a ponte romanizada e a fonte de Stº António, vão com tempo e apreciem este belo recanto, sendo que se for um dia de calor e havendo água na ribeira podem sempre passar lá um belo bocado de tempo ;)
--------------------------------------------------------------
Deixem como encontraram... Ou melhor 
Sempre que possivel façam C.I.T.O.
("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache, recolhe lixo") e divirtam-se.
Uma cache das
