O Sitio do Urzal, situado na Boaventura, São Vicente é uma bonita supresa em percursos pedestres. Além das belezas naturais, não deixe de conviver com as suas gentes. Terá sempre algo mais para aprender sobre este sítio,sobre os tempos de outrora, sobre esta Ilha que é nossa, a Ilha da Madeira.
Neste sítio a população é cada vez mais reduzida e maioritariamente idosa.
Em 2007, o Sítio do Urzal contava apenas com 40 habitantes.
Muitos emigraram, na sua maioria para França e Inglaterra à procura de melhores condições de vida, deixando este sitio quase ao abandono.
O nome desta cache teve como inspiração a emigração do povo madeirense que deixa a sua terra, indo à procura de melhores condições de vida. No entanto levam na sua bagagem as suas melhores memórias,para sempre gravadas em seus corações... como a imagem de um postal ...uma imagem perfeita onde buscam força e esperança sempre que a saudade aperta.
Emigração do povo madeirense...
A Ilha da Madeira, rodeada pelo Oceano Atlântico, foi sempre um ponto estratégico de passagem de barcos, de diversos países, pelos mais variados motivos.
O contacto com os tripulantes originou um crescente desejo de emigrar, de conhecer o que estava para além do vasto mar.
Começaram a circular notícias sobre as facilidades de emprego noutros países que se estavam a desenvolver, como Brasil, Curaçau, África do Sul, Venezuela, bem como noutras partes do mundo.
O trabalho na Ilha era árduo. O madeirense, cansado de trabalhar em terrenos de difícil cultivo e de transportar mercadoria às costas por caminhos íngremes e perigosos, deixou-se aliciar por esta vida “mais folgada”.
O ilhéu começou a olhar para a emigração como uma possibilidade de melhorar as condições de vida e de trabalho.
Começando, muitas vezes, a trabalhar por conta de outrem, os madeirenses, por serem empreendedores, rapidamente tornavam-se comerciantes.
Dominaram e enriqueceram nas mais diversas actividades: padarias, mercearias,supermercados,restaurantes, construção civil, entre outras.
A Cache
Para encontrar esta cache, saia da levada e vá ver a vista, seguindo o trilho. Não se aproxime demasiado do precipício. Tal é desnecessário para conseguir logar esta cache.
|