Esta ponde, chamada de "ponte de Chão da Silva", divide o lugar com o mesmo nome do lugar de Carregosa de Baixo. A norte da ponte os locais chamam de "Ilha do Cucos", porque o lugar encontra-se rodeado de dois pequenos rios.
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
Esta frase, lapidar do nosso grande poeta Fernando Pessoa, bem que se pode aplicar à iniciativa de um grupo de amigos carregosenses que, há cerca de ano e meio, começaram por reunir regularmente com o objetivo de levar por diante a limpeza e embelezamento dos cursos de água que atravessam a freguesia de Carregosa.
Daí à ação foi um ápice. Começaram por corporizar esse indomável desejo emprestando o seu trabalho voluntário a essa nobre tarefa, hoje consubstanciada na limpeza do rio e suas margens, na maior parte do seu curso dentro da freguesia e que pretendem dar continuidade.
A criação de trilhos, o restauro do património (moínhos), bem como a ajuda a proprietários de terrenos na limpeza dos mesmos, serão próximos objetivos, para que todos os carregosenses possam vir a desfrutar da beleza natural da sua terra.
Mas para que tal seja possível é importante que todos nós cuidemos do espaço.
A Cache
Pode fazer-se em qualquer horário e época do ano, mas nas épocas mais chuvosas a zona pode estar alagada.
Levem material de escrita.