Este Moinho pertence a um grande conjunto de engenhos que existem ao longo de todo o ribeiro e Rio Antuã / Ínsua. Alguns estão em pleno estado de abandono e destruição mas não deixam de ser um marco da nossa história local recente que devemos preservar.

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
Esta frase lapidar do nosso grande poeta Fernando Pessoa bem que pode se aplicar à iniciativa de um grupo de amigos carregosenses, que há cerca de ano e meio começaram por reunir regularmente com o objetivo de levar por diante a limpeza e embelezamento dos cursos de água que atravessam a freguesia de Carregosa.
Daí à ação foi um ápice. Um grupo de amigos começaram por corporizar esse indomável desejo, emprestando o seu trabalho voluntário a essa nobre tarefa, hoje consubstanciada na limpeza do rio e suas margens, na maior parte do seu curso dentro da freguesia e que pretendem dar continuidade.

A criação de trilhos, o restauro do património (moínhos), bem como a ajuda a proprietários de terrenos na limpeza dos mesmos, serão próximos objetivos, para que todos os carregosenses possam vir a desfrutar da beleza natural da sua terra.
Mas para que tal seja possível é importante que nós cuidemos do espaço.
A Cache
Podem partir para a descoberta em qualquer altura do dia e ano mas deixo os seguintes reparos:
- De noite devem ter muito cuidado com pequenas saliências no terreno que podem originar quedas e devem levar boas lanternas pois não há iluminação;
- Nas épocas de chuva, tomem atenção pois o terreno pode estar alagado;
- Levam material de escrita