Covelas é uma das freguesia pertencentes ao concelho da Trofa que ocupa uma area de 16,69 km⊃2;.
Esta freguesia delimita a Trofa do concelho de Santo Tirso e da Maia sendo a terceira maior freguesia do Concelho e uma das que mantêm uma ruralidade mais vincada na paisagem. Ao longo da sua história, a freguesia de Covelas esteve integrada na Maia. Em 1836, transitou para o concelho de Santo Tirso e em 1998 para o recém-criado concelho da Trofa. A Capela de São Gonçalo é uma das riquezas arquitetónicas do passado e é palco de uma das mais divulgadas romarias da região - realizada no penúltimo domingo de Janeiro. Por tradição que se arrasta há mais de um século.
As festas em honra de São Gonçalo, em Covelas realizam-se a mais de 100 anos. Todos os anos são milhares os peregrinos que se dirigem á capela de São Gonçalo e com grande devoção participam na festa organizada em nome do mártir.
A cache: Não é necessário tirar pedras dos muros
No domingo a seguir ao dia 19 de Janeiro ou se o 19 for ao domingo todos os caminhos vão dar a Covelas, tradição que já se estende a mais de um século.
A festa de São Gonçalo é considerada a primeira grande romaria do ano e retrata o concelho na sua vertente religiosa, através da sua mais original tradição religiosa, etnográfica e cultural.
- retirado da wikipédia e confirmado pelos residentes-
A cache:
Nas coordenadas indicadas terão de observar o ano incrito na capela (X). De seguida terão de fazer as seguintes contas para chegar ao próximo ponto (stage 2) onde obterão um container com informações para o ponto final:
N 41º 17. (X - 1029)
W 008º 32. (X - 1749)
Atenção: não é preciso tirar pedras dos muros nem desmontar tubagens