Skip to content

<

Filões no Poço Negro

A cache by Ortsac Ordnas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/24/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail ou via centro de mensagens.

Dirija-se às coordenadas publicadas.

1) No leito do rio, pode encontrar o filão da foto spoiler 1 (cerca de 3 metros antes das marmitas). Indique a orientação do filão, relativamente à corrente do rio?

2) Coloque-se entre as duas marmitas da foto Spoiler 2.

2.1) Qual a largura aproximada do filão, que se encontra na base da marmita mais elevada/mais próxima da cascata.

2.2) Com que letra(s) do alfabeto, se assemelha o filão que tem origem na marmita mais profunda/mais afastada da cascata?

3) Inclua uma foto sua (selfie) no seu registo, no waypoint 2, ou onde apareça o seu nickname escrito na mão ou num papel e o filão que termina no Poço Negro. A foto tem de ser tirada tal como as fotos exemplo, é considerada uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later or by message from geocaching.com.

Go to the published coordinates.

1) On the riverbed, you can find the lode of photo spoiler 1 (about 3 meters before kettles). Indicate the lode's orientation in relation to the river current?

2) Place yourself between the two kettles, visible in the photo Spoiler 2.

2.1) What is the approximate width of the lode, which is at the base of the highest / closest lunchbox to the waterfall.

2.2) What letter(s) of the alphabet, is similar to the lode that originates in the deepest / furthest kettle?

3) Include a photo of yourself (selfie) in your registration, at waypoint 2, or where your nickname appears on hand or on paper and the lode that ends at lagoon (Poço Negro). The photo must be taken just like the example photos, it is considered a photo by geocacher / registration and records without a photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 

Quartzo

O quartzo é o segundo mineral mais abundante no planeta terra, ocupando cerca de 12% de todo o seu volume. O quartzo é um mineral de composição química SiO2 (sílica), na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O. É um composto químico quase puro e tem propriedades constantes. Contudo, análises espetrográficas têm revelado que até os cristais quase perfeitos contêm impurezas de lítio, sódio, potássio, alumínio, manganésio e titânio, podendo observar-se, com técnicas muito específicas, que as propriedades físicas variam com a presença destas impurezas.

O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo. É frequentemente corado por diversas impurezas, o que lhe confere uma grande variedade de cores. A cor é a responsável pelas diversas variedades. Tem fortes propriedades piezoelétricas e piroelétricas.

Existe uma grande variedade de formas de quartzo, que são designadas em função de alguma ou algumas das propriedades físicas. As variedades mais importantes são as seguintes:
- quartzo hialino ou cristal de rocha, que é incolor e ocorre geralmente em cristais independentes;

- quartzo ametista corado de cor púrpura ou violeta, resultante da existência de uma impureza de ferro (Fe3+);

- quartzo róseo, cristalino, geralmente sem a forma de cristal euédrico, de cor avermelhada ou rosa. A impureza responsável pela cor parece ser, em muito pequenas quantidades, o titânio;

- quartzo fumado, que ocorre frequentemente em cristais de cor amarelo fumado, castanho ou quase negro. A cor escura parece ser resultado da exposição a substâncias radioativas;

- quartzo leitoso, de cor branco leitoso, devido a inclusões fluídicas em pequena quantidade.

Além destas variedades cristalinas em que os cristais podem ser observados à vista desarmada, existem variedades criptocristalinas, cujos cristais só são visíveis ao microscópio. Nestas variedades distingue-se a calcedónia, que é uma variedade de cor parda ou cinzenta, translúcida, com brilho de cera, apresentando formas botrioides ou outras. A calcedónia resulta da precipitação de substâncias dissolvidas e frequentemente preenche as cavidades das rochas. A cor e formação de camadas permite distinguir as seguintes variedades: cornalina, calcedónia com cor vermelha; crisoprásio, que é uma calcedónia de cor verde em consequência de conter óxido de níquel; ágata, variedade com semelhanças com o jaspe, apresentando camadas alternadas de calcedónia e opala ou quartzo. As diversas cores dispõem-se, em geral, em camadas paralelas finas, geralmente curvas e em alguns exemplares concêntricas. Muitas ágatas aparecem no comércio coradas artificialmente. Outra variedade de calcedónia são o heliotropo ou pedra de sangue, que é de cor verde com pequenos pontos vermelhos, e o ónix, que se apresenta em camadas dispostas em planos paralelos. São ainda variedades de calcedónia o crisoprásio, o jaspe, o prásio, a sardoína, etc.

O quartzo aparece como constituinte importante de rochas ácidas, granitos e riólitos. É extraordinariamente resistente a alterações mecânicas ou químicas. Também se encontra em rochas metamórficas como a gneisse e o micaxisto, e é, quase exclusivamente, o mineral dos quartzitos siliciosos. Nas rochas, o quartzo aparece associado principalmente com o feldspato e mica, e nos filões aparece associado aos mais diversos minerais.

 

Minerais associados ao quartzo:

Ortoclase
De cor clara e é denominada como felsdspato potássico

Biotite
Mineral de cor escura e opaco.

Moscovite
Mineral de cor branca ou cinza, com brilho metálico.

O que são Filões?

Um filão, em Geologia, refere-se a uma intrusão magmática. É um corpo de rocha magmática que se cristalizou no interior da crosta terrestre. As fraturas nas rochas ígneas/magmáticas podem ser local de circulação e instalação de magmas e soluções aquosas quentes, com consequente cristalização/precipitação de minerais de composição química variada. O preenchimento das fraturas gera corpos mais ou menos tabulares, com espessuras variáveis. As intrusões conformes quase horizontais ao longo de estratos são chamadas soleiras intrusivas. O preenchimento das fraturas gera corpos mais ou menos tabulares, com espessuras que poderão ser da ordem de milímetros ou centímetros (formando filonetes) até muitos metros (filões).

Filões de Quartzo

Nas fraturas podem circular soluções aquosas quentes (fluidos hidrotermais), de origem magmática ou outra, permitindo a precipitação de minerais que, assim, constituem os chamados filões hidrotermais. Estes são, em geral, consideravelmente mais longos que espessos (tipicamente, 100 a 1000 vezes). A circulação de fluídos enriquecidos em sílica permite a formação de filões e filonetes de quartzo, de ocorrência frequente. Eles encontram-se, por vezes, a preencher zonas de falha. O movimento ao longo da falha provoca esmagamento do material silicioso, dando-lhe, dessa forma, um aspeto de brecha. Ao quartzo associam-se, por vezes, óxidos de ferro ou sulfuretos disseminados.

Filões e massas de Pegmatitos, Aplitos e Aplito-Pegmatitos

Os filões e massas de aplitos e pegmatitos representam a porção mais hidratada e de cristalização mais tardia de um magma. Nos últimos estádios da cristalização magmática os magmas residuais são enriquecidos em voláteis tais como água, flúor e boro. Podem ainda conter outros elementos químicos que não entraram na estrutura dos minerais já formados e que, por isso, se concentraram neste magma residual, tais como Be e Sn, entre muitos outros. Como resultado disso, a partir do magma residual podem cristalizar minerais raros em que estes elementos são constituintes essenciais, tais como berilo (silicato de alumínio e berílio), cassiterite (óxido de estanho), topázio (silicato de alumínio e flúor) e turmalina (silicato complexo com boro, ferro e sódio). Os pegmatitos e aplitos têm composições muito diversas, mas a maioria tem composição granítica, com quartzo, feldpato potássico e albite, designando-se então de pegmatitos graníticos. Num mesmo filão pode co-existir preenchimento aplítico e pegmatítico, com a porção pegmatítica na zona central e uma zona aplítica na periferia ou vice-versa.

Filões de rochas básicas

Magmas de composição básica também preenchem, frequentemente, fraturas nas rochas graníticas, originando filões com uma coloração escura que é devida à abundância de minerais ferromagnesianos (como piroxena, anfíbola, biotite, etc). A sua textura é claramente mais fina do que a de rochas ígneas plutónicas, como os granitos. Tal deve-se ao facto da sua cristalização, embora tendo lugar em profundidade, ser mais rápida do que nos granitos. Na verdade, os magmas de natureza básica, ao arrefecerem, iniciam a sua cristalização a temperaturas mais elevadas do que os magmas graníticos e, além disso, se instruírem fraturas da parte superior da crusta tendem a arrefecer mais rapidamente devido ao contraste térmico com as rochas encaixantes. Devido à sua composição rica em minerais ferromagnesianos, estas rochas são facilmente meteorizadas, pois tais minerais são mais suscetíveis à alteração do que o quartzo e o feldspato potássico. Será, por essa razão, de prever que um filão de rocha básica se apresente mais alterado do que a rocha granítica envolvente. Esta transformação é bem visível nos filões de rocha básica, intensamente alterados para uma massa argilosa de cor castanha.

Princípio da interseção

Este princípio estatigráfico da Geologia afirma que qualquer estrutura que intersecte vários estratos, como fraturas, falhas e intrusões magmáticas, é mais recente do que as rochas encaixantes (as rochas pré-existentes).

 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
 
Agradecimento especial ao FabiosaGeo, pela cedência da informação contida na listing

Additional Hints (No hints available.)