Skip to content

<

Aluviões do Coura

A cache by anjomaco Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/25/2020
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A EarthCache

Como reclamar esta cache:

As coordenadas publicadas levam-nos a uma zona que nos permite observar uma área onde se depositam materiais transportados pelos cursos de água.

NOTA: para que possa obter as respostas necessárias de forma adequada, visite a earthcache durante o dia.

Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar-me um e-mail com as respostas corretas das seguintes perguntas:

1 - Nas coordenadas publicadas podemos observar sedimentos de que tipo/dimensão?

2 - Qual o dia e hora da sua visita à earthcache? A essa hora, qual é a altura visível dos aluviões (não cobertos por água ou vegetação)?

3 - A 10 metros para Oeste das coordenadas da earthcache é possível identificar sedimentos ou outros detritos distintos dos aluviões? Se sim, descreva-os (cor, forma e dimensão).

Deverá ainda:

4 - Tirar uma selfie onde se identifiquem também os aluviões que se podem ver a partir das coordenadas da cache OU uma foto a apontar
(com o dedo ou com o seu GPSr) para um dos locais onde se podem observar os aluviões que não estão cobertos por vegetação.

Após o envio das respostas sinta-se à vontade para efetuar o registo da EarthCache, no qual deverá incluir, obrigatoriamente,
a foto solicitada no ponto 4 acima (ver aqui e aqui).
How to claim this cache:

The posted coordinates take you to a place where you can see an area where transported materials along the rivers are deposed.

NOTE: In order to get the answers you need properly, visit this earthcache during the day.

To claim a find for this cache you should send me an e-mail with the answers to the following questions:

1 - On the posted coordinates it’s possible to observe sediments of what type/dimension?

2 - What day and time did you visit this earthcache? At this time, what is the visible height of the alluvials (not covered by water or vegetation)?

3 - At a distance of 10 meters west of the earthcache coordinates is it possible to identify sediments or debris distinct from alluvials? If so, describe them (color, shape, and dimension).

You should also:

4 - Take a selfie where alluviation can also be identified from the cache coordinates OR a photo of you pointing (with your finger or with your GPSr) to one of the places where you can see alluvials that are not covered by vegetation.


After sending the answers feel free to log the EarthCache, which must include the photo requested in point 4 above (see here and here).

Os Aluviões


Translation ENDEESFR
Aluvião
Fotografia Aérea de uma área com aluviões

Os aluviões são materiais constituídos por materiais erodidos, retrabalhados e transportados pelos cursos de água nos seus leitos e margens. São também depositados nos fundos de lagoas e lagos, sempre associados a ambientes fluviais.

Variações na natureza dos materiais e na capacidade de transporte dos cursos de água refletem-se na formação de camadas com características distintas. Cada camada representa uma fase de deposição e, consequentemente, tem espessura, continuidade lateral, mineralogia e granulometria particulares. Assim, o pacote aluvionar é altamente heterogéneo
.

Desde a abrasão, quase imperceptível, causada pela chuva e pelo impacte dos grãos de areia levantados pelo vento, ao desgaste exercido pelas águas de escorrência e fluviais ou pelo gelo dos glaciares, é à força gravítica terrestre que se deve atribuir o motor de todas as ações realizadas pelos agentes erosivos e ainda o dispendido no transporte dos materiais erodidos até locais onde a morfologia da superfície se lhe opõe e impede esse 'caminhar para baixo'.

Transporte Sedimentos
Os processos de Meteorização, Erosão, Transporte e Deposição

Numa fase inicial as grandes torrentes carregam consigo todo o detrito das erosões, mas logo depositam os grandes blocos e depois os pedregulhos. Ao perder sua velocidade, e portanto sua capacidade de carregar os sedimentos, os grandes rios passam a depositar as camadas de areia e, em seguida, os grãos de menor diâmetro, formando os leitos de areia fina e silte. Finalmente, somente os microcristais de argila permanecem em suspensão nas grandes massas de água dos lagos ou das lagunas próximas ao mar. A sedimentação da argila dá-se, então, ou por floculação das partículas em suspensão, devido à neutralização de suas cargas elétricas de mesmo sinal, pelo contato com água salgada do mar, ou por efeito da radiação solar nas águas doces dos lagos interiores.

De uma maneira geral os sedimentos mais finos, como as argilas, só se depositam em ambientes muito calmos como os fundos marinhos ou ambientes lagunares por exemplo, e os sedimentos mais grosseiros como os calhaus, são depositados pelo caminho antes de atingirem o mar, à medida que a força do agente de transporte deixa de ser suficiente.

Assim, a enxurrada e as águas dos rios em seu caminho para o mar transportarão os detritos de erosão e os sedimentos em camadas, na ordem decrescente de seus diâmetros. Inicialmente sedimentam-se as camadas de pedregulhos, depois as de areias e siltes e, por fim, a camada de argila. Essas camadas constituem os solos transportados aluvionares, formando o seu conjunto, “ciclos de sedimentação”. Em cada camada predominam ordenadamente os tamanhos de grãos correspondentes aos pedregulhos, areias, silte e argila.

Sedimentos
Alguns dos diferentes tamanhos de grãos transportados pelos rios

Os rios e ribeiras são, geralmente, permanentes e também é usual dividi-los em 3 troços - o curso superior, onde predomina a erosão - o curso médio, onde predomina o transporte e - o curso inferior, onde predomina a sedimentação.

No curso inferior desenvolvem-se vales amplos, com vertentes suaves e afastadas e com planícies aluviais ou de inundação, que também se podem formar no curso médio devido a condicionalismos topográficos ou tectónicos. No vocabulário popular esta planície coberta por aluviões (depósitos fluviais, de margem e canal, normalmente cascalhentos, arenosos ou argilosos) é apelidada de campina, campo, chã, chão, lezíria, vargem, várzea ou veiga. Em alturas de cheia, as águas invadem a planície aluvial e depositam siltes e argilas, mas também areias finas e médias. Estes depósitos têm sido designados inunditos (leitos silto-argilosos com pequenas e espaçadas lentículas de areia média a fina).

Perfil Rio
Os cursos de um rio

Neste troço do rio o curso de água pode divagar tranquilamente em amplos meandros, ou correr vigorosamente através de múltiplos canais anastomosados ou entrançados (brainded).



Additional Hints (No hints available.)