Skip to content

<

Abrantes Centenária|Lab Bónus 🧪 - [Abrantes] #TC3

A cache by Team_Coyote Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/25/2020
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A geocache não se encontra nas coordenadas publicadas!

 

Esta é uma geocache bónus por teres completado a Adventure Lab "Abrantes Centenária"

 

 

A fundação de Abrantes ter-se-á verificado em meados do século XII, resultado da necessidade de defesa dos territórios conquistados e de assegurar a vida ativa de Santarém. Para melhor assegurar essa defesa, D. Afonso Henriques doou o seu Castelo e extenso termo à Ordem de S. Tiago da Espada em 1173 e seis anos depois concede-lhe foral (1179). Associada à origem do nome Abrantes existe uma lenda encantada.

O perfil de Abrantes é no século XII, inequivocamente militar, condicionando a implantação da estrutura amuralhada e Castelo, num local dificilmente expugnável e usando o leito do rio Tejo como obstáculo natural.
O Tejo era a principal via de comunicação e na margem sul surgiu um importante porto fluvial. Aqui chegavam, por terra, produtos vindos do Alentejo e daqui partiam por via fluvial até Lisboa. No regresso os barcos vinham carregados das mercadorias que por aqui faltavam.

 Abrantes deixou também o seu nome gravado na história de Portugal em vários episódios. Em 1385 D. João I, juntamente com D. Nuno Álvares Pereira, esteve aqui com as suas tropas antes de partir para a batalha de Aljubarrota, como conta Camões nos Lusíadas, (Canto nº. 4 / Est. 23) “ ... Joanne forte sai da fresca Abrantes...”

A 13 de Junho de 1476 D. Lopo de Almeida, pai do 1º vice-rei da Índia, foi nomeado 1º Conde de Abrantes, iniciando essa linhagem. Em 1518 D. Manuel reformou o 1º foral concedido a Abrantes. Em 1641 Abrantes é intitulada “Notável Vila de Abrantes”, por ter sido, depois de Lisboa, a primeira vila a aclamar o Rei D. João IV.

A 23 de Novembro de 1807 a vila é ocupada pelas tropas francesas, comandadas pelo General Junot a quem Napoleão concedeu o título de Duque de Abrantes. É desta época e fazendo alusão ao papel de relevo que Abrantes teve nesse tempo surge a famosa frase “Tudo como dantes, Quartel General em Abrantes!” Que terá sido,  uma espécie de senha militar.

A 14 de Junho de 1916, Abrantes é elevada à categoria de Cidade. O Dia da Cidade, 14 de Junho, é feriado municipal, data comemorada com os festejos anuais.

 

 

 

O que são as Adventure Lab?

A plataforma Adventure Lab pode ser uma ótima maneira de expandir o geocaching. Cada aventura permite aos jogadores explorar e aprender através de histórias e experiências baseadas em localizações interativas. Em contraste com outro tipo de geocaching, as aventuras são virtuais (sem um container), pode ser dentro de casa e pode estar mais perto do que 161m de distância das outras caches. Isso permite que os criadores da Aventura possam inovar e testar novas ideias para fazer geocaching ainda mais divertido!

Como se faz uma Cache Adventure Lab?

- Faça o download da aplicação gratuita Adventure Lab.

- Faça login com a sua conta Geocaching.com.

- Selecione uma aventura nas proximidades do diretório global. Para aventuras particulares, use scanner de código QR do seu telemóvel para abrir a aventura na aplicação Adventure Lab.

- Navegue até ao local da aventura e siga as instruções na descrição.

Descarrega a aplicação e dá início à tua Aventura!

A Cache

Trata-se de um container de tamanho Regular para ser manuseado com cautela para que dure muito tempo, pois teve muitas horas de trabalho e para que possamos todos aproveitar da surpresa.

Tem no seu interior, logbook, material de escrita, objectos de troca e uma geocoin inicial.

A Coordenada Final está disponibilizada após completares a Adventure LAB

Para abrilhantar o teu log, não sendo obrigatório, carrega algumas fotos da tua aventura que não apresentem spoilers das respostas, nem do esconderijo final e/ou container!!!

 

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.