Raposa
Universalmente conhecida, heroína de fábulas e contos populares, a raposa é sem dúvida o mais doméstico dos mamíferos de médio porte da fauna Bravia portuguesa.
Com um comprimento entre 50 a 80 cm e cauda comprida (cerca de 40 centímetros), pesa normalmente de 4 a 6 kg; os machos são mais pesados e por vezes podem distinguir-se das fêmeas por apresentarem uma cabeça mais forte e menos afilada. A pelagem subajamente conhecida de todos, é muito variável na cor e apresenta também variações sazonais: no inverno o pelo é mais espesso e denso que no verão.
Encontra-se praticamente por todo o país, com maior incidência nas áreas rurais, muito embora acompanhe o homem nos arredores das cidades.
Habitat e alimentação
Da Planície à montanha, dos maciços florestais as áreas agrícolas, tudo ou quase tudo convém a esta espécie, aliás, este eclectismo também se manifesta a sua alimentação, em tudo o que se encontra, do vegetal ao animal, dos peixes aos mamíferos, sendo também as lixeiras uma fonte importante da sua alimentação.
Comportamento e reprodução
Animais crepusculares ou noturnos, solitários, as raposas só se vêem em grupo quando os machos perseguem as fêmeas durante o cio que ocorre geralmente em janeiro; á gestação de 50 a 60 dias, segue-se o nascimento de 3 a 6 crias.
A cache é de fabrico caseiro e é frágil, por favor manuseie com cuidado.
Obrigado por não escreverem nada nos logs que possa denunciar a posição da cache ou a sua natureza, e muito menos colocar fotografias da caixa ou do local da caixa.