Varanda do Aguilhão Traditional Cache

Hidden : 11/21/2020

Verdelhos

Vale de Beijames

Esta cache pretende dar a conhecer o vale de Beijames e claro o majestoso Aguilhão, o percurso pedestre de cerca de 16km inicia-se junto ao paredão de Verdelhos atravessa - se o rio e segue pela margem esquerda do rio, seguindo um estradão de terra batida até esta acabar, (acaba junto a uma curva do leito do rio no início do vale) seguimos pelo interior do vale  sempre com o rio a esquerda por entre a floresta atentos às mariolas e aos trilhos marcados do solo pela passagem, haverá partes em que a vegetação estará mais densa mas com atenção é só seguir o trilho mais visível. A subida pela margem esquerda ou subida do rio beijames é suave e vai zigzagueando pelo vale a dentro por entre a floresta aos poucos a floresta desaparece é da lugar ao tão aguardado Aguilhão que se começa a aproximar aos poucos, estando já ao lado do Aguilhão teram de atravessar o rio até ficarem no Aguilhão, aí são convidados a ir a varanda e apreciar as vistas e contemplar a paisagem.

Deixando para trás a varanda á que atravessar novamente o rio Beijames e seguir o trilho no sentido da foz do rio agora pela margem direita , seguindo o single trail sempre com o rio visível, no atravessamentos mais existes tem uma via Ferrata clássica (correntes) que facilita a transição dos pontos mais difíceis.

O trilho vai sensivelmente á cota , havendo umas passagens um pouco mais expostas e escorregadias mas sempre equipadas com vias ferratas clássicas (correntes). Depois de passar a enorme parede de granito na nossa direita iniciamos nova subida por entre cascalheiras até chegar a um cruzamento identificado com tabuletas a partir daí e sempre a descer por entre  trilhos em zigzag

Ao chegar a novamente a margem do rio é só seguir o estradão de terra batida até ao estacionamento.

É um percurso sempre com o som do rio presente, por entre um vale de grande beleza e pouco conhecido num excelente percurso bem visível mas sem marcação, aconselhado levar um track. Não aconselhado em dias de chuva, e se o rio tiver muito caudal poderá ser difícil de atravessar.

A cache essa a encontrarão no fundo da varanda, aconcelha-se alguma prudência na subida e descida há Varanda do Aguilhão.