O "Pórtico do monte Castro"
O ex-líbris da cidade, o Monte Crasto, constitui uma fortaleza natural no terreno elevado, com 194 metros de altitude, tornando-se assim um dos principais miradores do município, de onde se pode alcançar deslumbrantes sobre o rio Douro e sobre os municípios de Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia.
O Douro influencia a gastronomia do Concelho onde o sável e a lampreia são os seus produtos mais emblemáticos.
Realiza-se em outubro a manifestação mais importante popular do concelho, uma Romaria de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida pela Festa das Nozes. Ao Largo de Santo António, durante mais de um mês, chega de romeiros, à procura das tradicionais tasquinhas, onde se vende nozes, regueifa e vinho doce. A procissão tem lugar na segunda-feira seguinte ao primeiro domingo de outubro, feriado municipal em Gondomar. Os moradores decoram como ruas a preceito, engalanando como varandas com colchas e bordados.
Para além destes segmentos, destaca-se o riquíssimo património cultural e as tradições onde se mantêm os ancestrais artes de trabalhar a filigrana e a talha. A ourivesaria é a atividade principal do concelho. Dada a tradição dos gondomarenses, esta é a arte que melhor classifica Gondomar, valendo-lhe o título de "Capital da Ourivesaria".
Gondomar também possui em seu território paisagens lindíssimas no contexto de serras. Os municípios de Gondomar, Valongo e Paredes formaram uma associação do Parque das Serras do Porto, onde se espera arequalificação de uma vasta área de cerca de 6 mil hectares, nas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, formando assim o maior "pulmão verde" da Área Metropolitana do Porto.
No Largo Luís de Camões, podemos aproveitar como sombras nos dias quentes que faz a delícia dos alunos da escola secundaria em frente, e não apenas, local com movimento muito, com bancos distribuídos ao longo do jardim, assim como a várias lojas de atendimento ao público que nascem com as últimas obras de remodelação do largo, como tal não faltar o Busto em bronze de Luís de Camões em cima de um pedetal em pedra, um dos maiores símbolos de literatura e língua portuguesa.
Além da escultura em ferro, de 1994, da autoria do Escultor de Zulmiro de Carvalho, um nome sonante da arte contemporânea, natural do Concelho de Gondomar. Esta obra simboliza a porta de entrada para o Monte Crasto.
https://www.cm-gondomar.pt/concelho/figuras/zulmiro-de-carvalho-1940/
O Pórtico
Cache: Devido a sua localização neste local, como esperado é muito frequente por mugles a toda a hora, peço uma descrição máxima em sua abordagem, para que a menina continue o jogo.
Cache: De tamanho pequeno, contem só logbook levem material de escrita.
Por favor não colocarm fotos do contêiner nem do seu local.
As fotos apagadas sem aviso prévio.