Rio Ovelha

O Rio Ovelha é um rio português que nasce na Serra do Marão em Pena Suar (junto do parque eólico), perto de Covelo do Monte, freguesia de Aboadela, concelho de Amarante.
No seu percurso de 23 quilómetros, passa por Várzea, Gondar, Padronelo, Jazente, Várzea da Ovelha e Aliviada, Rio Galinhas e desagua em Fornos, Marco de Canaveses. O Rio Tâmega recebe as suas águas.[1][2]
É um pequeno rio de águas limpas de margens de tamanho variado, às vezes domesticadas pela intensa actividade agrícola que alimenta, outras vezes rústico e selvagem. O seu caudal varia bastante e por vezes inunda os campos durante as cheias. É represado em alguns pontos para lhe colher a força para mover moinhos, hoje em dia abandonados, mas plenos de beleza simples e testemunhos do trabalho dos antigos moleiros. Sobre este rio passa, na freguesia de Folhada, uma antiga ponte medieval que se acredita substituir uma outra mais antiga e de origem romana, a Ponte do Arco.
Fonte : Wikipédia
PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha
PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha [PDF] Desfrute de um percurso circular, de 13,7 Km, que alia o património histórico, natural e paisagístico, nomeadamente o lindíssimo rio Ovelha com os seus moinhos e quedas de água. Localização: Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, junto à igreja de Várzea da Ovelha.

Ao longo da caminhada vai passar por duas cascatas. A primeira, que é mais pequena e está logo no início do percurso, é o sítio perfeito para descansar por uns minutos. A segunda, maior e mais bonita, é irresistível para quem quiser saltar das rochas para dentro de água — há zonas com profundidade suficiente para dar um mergulho.

No regresso, é obrigatório visitar a famosa Ponte do Arco, que permite a passagem sobre o rio Ovelha. Este é um dos 58 monumentos que compõem a Rota do Românico, rota turístico-cultural na Região do Tâmega e Sousa.
Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container´s e da localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!