Skip to content

A ver comboios na Bela Flor Mystery Cache

Hidden : 07/01/2023
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Um dos objectivos desta cache é levá-lo a conhecer mais um “spot ferroviário”. A actividade de “trainspotting” é, tal como o geocaching, uma actividade “outdoor” que consiste em fotografar comboios, geralmente em movimento.
O “trainspotter” tal como o geocacher planeia antecipadamente a sua “caça”, munindo-se dos horários e dos percursos dos comboios que pretende fotografar. Um dia de “trainspotting” pode levar semanas a preparar e resulta quase sempre em algumas centenas de fotografias.
Um “spot ferroviário” á a designação comum para um local onde se podem fotografar comboios.

Por este local passa a Linha do Sul (duas vias centrais em viaduto) e a Linha de Cintura Interna de Lisboa (duas linhas laterais no plano inferior).

A Linha do Sul é uma ferrovia portuguesa que liga a estação de Campolide A, em Lisboa, à estação de Tunes, no Algarve, numa distância total de 273,6 km.
O primeiro troço da linha, entre o Pinhal Novo e Setúbal, entrou ao serviço em 1861 pela Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo, e em 1869 passou para a posse do estado, que o prolongou até à Funcheira em 25 de Maio de 1920.
A linha foi integrada na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1927, e em 2003 foi prolongada até Lisboa, atravessando o Rio Tejo pela Ponte 25 de Abril.

O troço entre o Pinhal Novo e a Funcheira foi até 1992 classificado como a Linha do Sado, sendo que até essa data classificava-se como Linha do Sul o troço Barreiro - Vila Real de Santo António via Vendas Novas e Beja.

A Linha de Cintura é uma curta mas importante ferrovia situada em Lisboa, que liga a Alcântara-Mar (Linha de Cascais) a Braço de Prata (Linha do Norte). Foi criada no final do Século XIX (abertura do troço entre Chelas e Braço de prata a 05/09/1891) e tem cerca de onze quilómetros num traçado aproximadamente semi-circular, ligando todas as linhas radiais com términus em Lisboa: Cascais, Sul, Sintra/Oeste e Norte — para algumas das quais se encontra dotada de concordâncias (em Sete Rios e Xabregas).

Apreciem a vista e se virem um comboio, façam uma fotografia para ilustrar o registo da vossa passagem pelo local.

Additional Hints (No hints available.)