Skip to content

<

Dolmen da Leira Longa

A cache by cumplice Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/29/2021
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

DOLMEN DA LEIRA LONGA

Situado nas proximidades do lugar de Condominhas, freguesia de Lamoso, a sua construção data do III milénio A.C. permanecendo como o único  no concelho cientificamente divulgado desde os finais do século XIX até a primeira metade dos anos sessenta. E se a construção de tão importantes monumentos funerários dos nossos primeiros agricultores não supõe necessariamente um ordenamento social fortemente hierarquizado, implica, pelo menos, a utilização de formas de cooperação organizada para o cumprimento de tarefas que, no mínimo simbolicamente, assumiam um sentido colectivo.
Trata-se de um dólmen possuidor de mamoa e com câmara poligonal composta por nove esteios, imbricados, com um comprimento de 2.30m. por 2.80m. de largura e ainda com tampa de cobertura, e um corredor com cerca de 3m. de comprimento e composto por oito esteios, quatro de cada lado, com uma tampa ainda in situ sobre os esteios.
Classificado como Imóvel de interesse público pelo Dec. Nº47508, de 24.01.1967.

 

ACESSO e LOCALIZAÇÃO:
Freguesia de Lamoso, Lugar de Condominhas com acesso por um caminho que sai da estrada entre Vila Cova e Lamoso.

 

ENQUADRAMENTO:
Rural, isolado, um campo aplanado, entre as Ribeiras de Eiriz e da Carvalhosa, recentemente demarcada da vegetação rasteira que a rodeia. Trata se dum Monumento Funerário Megalítico e pré histórico. Próximo a uma pedreira.

 

DESCRIÇÃO:
Trata se duma grande 'mamoa', com 25 metros de diâmetro e uma altura de 3 metros, com câmara poligonal, construída por 9 esteios que sustentam a enorme laje de cobertura, em parte fracturada. Na parte superior da laje de cabeceira há uma gravura em formato triangular. O corredor é curto (+ ou   3 metros) e compõe se de esteios (8), quatro de cada lado, os quais suportam uma outra laje de cobertura.

 

Esta cache tem como objetivo mostrar este monumento, um pouco esquecido pelas entidades competentes, trazendo geocachers a este local. É um local tranquilo para se descansar um pouco. Já existiu aqui 2 caches que foram arquivadas, voltou novamente numa nova versão ao mapa do geocaching.

Deixem por favor tal como a encontraram. Cuidado com os muggles.

 

 

Additional Hints (No hints available.)