OLIVEIRA: UMA ÁRVORE SAGRADA Na Grécia antiga, a Oliveira era respeitada como sagrada, carregando significados como paz, sabedoria, abundância e glória dos povos.Ainda representava a beleza, fecundidade e dignidade. A bela árvore era um símbolo frequente em diversas tradições religiosas, além das místicas, culturais, medicinais e gastronômicas, mostrando a ampla importância da Oliveira.
Para a mitologia, a árvore foi consagrada aos Deuses Minerva, Júpiter e especialmente a Apolo – Deus da cura, da música, da luz, da profecia, da poesia e protetor de jovens atletas e guerreiros. As sombras da árvore eram procuradas pelas gregas quando desejavam engravidar, onde passavam um longo tempo absorvendo sua energia de fertilidade e paz.
Em competições e jogos, os vencedores recebiam uma coroa confeccionada com folhas e ramos de oliveiras. O ornamento representava a vitória, a conquista e antigamente, era utilizado como uma joia real chamada de coroa do Fauno – criatura da mitologia que é a personificação da virilidade e prazer sensorial. Aquele que era o primeiro colocado, a ganhava como premiação, simbolizando a mais alta honra ao atleta, como conta a história dos jogos olímpicos.
Pela importância da Oliveira e por ser considerada uma árvore sagrada, sempre esteve presente em lugares energeticamente importantes.
Os pilares e portas do Templo de Salomão foram feitos com madeira de Oliveira. O seu óleo era usado nos candelabros e lamparinas do Templo, assim como em cerimônias de consagração de Sacerdotes e Reis – chamado de “óleo da alegria”. No Egito, somente Ísis possuía o condão para ensinar a cultivar a Oliveira.
Enquanto na Grécia, a guardiã da árvore era Palas Atena, deusa da sabedoria e da paz. Em Roma, Minerva que concedia ao povo os atributos da planta.
A lenda grega conta que Atena e Poseidon disputaram um pedaço de terra até que o caso chegou no Tribunal dos Deuses, o qual definiu que ganharia a terra quem criasse a obra mais incrível. Então, Poseidon fincou seu tridente em uma pedra e criou o mar. Enquanto Atena, calmamente fez brotar da terra a oliveira, sendo eleita por 12 juízes como ganhadora. Na mesma região, ela ainda é conhecida como “árvore invencível que renasce de si mesma”.
Esta árvore traz muito mais em si do que podemos imaginar. Ela transcende um símbolo para uma ação, já que estender um ramo de oliveira representa uma oferta de paz.
A Oliva possui uma relação com o princípio de regeneração, equilíbrio e paz. O significado de Olívia é “aquela que traz paz”, inspirado na história da árvore sagrada. AS LIÇÕES DA OLIVEIRA As oliveiras impressionam especialmente por sua perenidade. Elas prosperam e vivem em qualquer solo, mesmo que seja seco e pobre, praticamente sob qualquer condição, na terra fértil ou nas pedras, contanto que suas raízes possam atingir profundidades. Elas crescem bem no calor intenso, com pouca água e são praticamente indestrutíveis, resistindo a todas as estações. Seu desenvolvimento é lento, mas contínuo. Quando recebe bons cuidados, pode chegar até 7 metros de altura. A sua copa não costuma ser alta, mas possui grande poder de regeneração. Quando a copa é cortada, o brotamento acontece rapidamente. Mesmo nas oliveiras doentes, crescem novos ramos.
|