A Anta de Cortiçô, localiza-se na freguesia de Cortiçô, concelho de Fornos de Algodres, Distrito da Guarda.
Trata-se de um dólmen (monumento funerário colectivo) com uma câmara funerária formada por nove esteio e um corrector. Conserva ainda parte da mamoa (montículo de pedra e terra que envolvia o corredor e a câmara, dando um monumento um aspecto de pequena colina).
Alguns dos esteios da câmara apresentavam ainda ténues vestigios de pintura a ocre vermelho.
Foi intervencionado no final do século XIX por Leite de Vasconcelos. Recentemente, já na década de noventa, sofreu um intervenção de restauro por iniciativa dos serviços da Região Centro do PAR, em colaboração com a Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
A sua construção data do periodo Neolítico, durante o 4º milénio antes de cristo, mas foi reutilizado no periodo calcolítico, durante o 3º milénio A.C.
Nele foram recolhidas pontas de seta, machados de pedra polida e alguns fragmentos de cerâmicos
|