Skip to content

<

Paranhos da Beira

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/13/2021
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Paranhos da Beira

Paranhos da Beira é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 21,01 km² de área e 1.714 habitantes (2001), situada a sudeste do Mondego a uma altitude de 465 m. Densidade: 81,6 hab/km².

Freguesias de Paranhos da Beira : 

  • Carvalhal da Louça
  • Vale da Igreja
  • Chaveiral

Situa-se a uma altitude de 465 metros a sudeste do rio Mondego e dista cerca de 10 quilómetros da sua sede de concelho. Foi elevada a vila em 24 de Agosto de 1989, mudando a sua designação de Paranhos para Paranhos da Beira. Todas as freguesias têm capelas onde anualmente se realizam festas religiosas.

História

O seu povoamento remonta à pré-história, como o comprova o conjunto de monumentos megalíticos, sepulcros rudimentares, que, no caso de Paranhos são "mamoas" na sua maioria e todos do período Calcolítico. Um desses monumentos é a Anta de Carvalhal da Louça, entretanto classificada como monumento de interesse nacional.
Foi "varrida" pelas Invasões Francesas, tendo sido roubada e pilhada, deixando os seus habitantes de mãos vazias. A principal fonte de riqueza que esta aldeia possuía, era a olaria. O povo sempre lutou para que este tipo de artesanato não desaparecesse, mas a evolução dos tempos não perdoa, e esta actividade acabou por extinguir-se.A povoação chamava-se outrora "Paranhos de Cêa", passando mais tarde para "Paranhos" e, mais recentemente, para "Paranhos da Beira". O seu povoamento data do tempo de D. Dinis. Foi um curato da apresentação do cabido da Sé de Coimbra, em termos eclesiásticos.No século XVI, a freguesia foi um concelho com justiças próprias, embora não se conheça a concessão de qualquer carta de foral, ou o ano em que foi instituído o concelho de Paranhos. Conhece-se, isso sim, o pelourinho dito do Carvalhal, situado agora na rua dos Cruzeiros, e que deve ter sido erguido no século XV.

Património

Como património cultural, Paranhos possui a Igreja Matriz, as capelas de São Marcos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Neves e Santa Eufêmia; o Solar dos Fiqueiredos, a Casa do Visconde e a Ponte Romana. É de salientar ainda o Solar de São Julião construído nos finais do século XVII. O Solar de São Julião possui Capela cujo orago é Nossa Senhora de La Salette, tendo sido classificado de interesse público pelo IPPAR. O Pelourinho situa-se na Rua dos Cruzeiros, foi erguido no séc. XV e é um dos mais antigos de região. Foram-lhe acrescentadas duas hastes de betão armado quando foi transformado em cruzeiro.


Podes validar a solução do puzzle com certitude

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)