Skip to content

<

Boticas

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/05/2021
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Concelho de Boticas 

Boticas é uma agradável vila serrana no interior de Portugal no distrito de Vila Real com cerca de 1280 habitantes.  

O concelho de Boticas tem aproximadamente 5750 pessoas e foi legalmente constituído através do Decreto de 6 de Novembro de 1836, com freguesias desanexadas dos vizinhos concelhos de Chaves e Montalegre e extinção do concelho de Dornelas. Apesar da fundação do concelho de Boticas ser recente, não significa que os povos que o constituem datem de tão fresca data. Pelo contrário, as suas origens perdem-se na imensidão dos tempos. Desse facto nos falam designadamente os abundantes castros pré-históricos, bem como os variadíssimos monumentos romanos existentes em toda a área do concelho. 

Boticas é célebre pela gastronomia, nomeadamente pela carne de vitela "barrosã", mas também pelo afamado "Vinho dos Mortos", que conseguiu este designação desde tempos das invasões Francesas. 

Gastronomia 

A gastronomia de Boticas tem fama de exibir produtos que são excelentes. A vitela da raça Barrosã DOP, o cabrito, o porco e seus derivados e também as trutas recheadas com presunto são alguns exemplos da qualidade da gastronomia no concelho.  O "Mel de Barroso" - DOP é também um produto de excelência com características especiais devido ao manto vegetal, composto maioritariamente de urzes. O pão centeio, a bola de carne e o folar  completam as delícias gastronómicas deste concelho rural.

Artes

O Centro de Artes Nadir Afonso, é um espaço que perpetua a ligação do Mestre Nadir Afonso, um dos maiores expoentes da pintura contemporânea portuguesa, ao concelho de Boticas, de onde era natural a sua mãe (mais propriamente da aldeia de Sapelos).

O espaço tem cerca de 80 obras do artista disponíveis em exposição permanente e alberga ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional.

Parque 

O Centro de Interpretação do PAVT- Parque Arqueológico do Vale do Terva, localiza-se na aldeia de Bobadela - Boticas. Funciona como lugar de conhecimento, proporcionando uma exposição permanente que apresenta as características e história do território do PAVT, facultando ao visitante informação que lhe permitirá partir à descoberta da paisagem cultural do vale superior do rio Terva. 

Ecomuseu

O Museu Rural de Boticas é um dos pólos constituintes deste projeto comum do Barroso, que abarca os concelhos de Boticas e Montalegre.
Nele se ilustram as interações do ser humano com o território que na atualidade constitui o concelho de Boticas e as vivências espirituais que foram marcando e orientando os ocupantes do território.

 


Podes validar a solução do puzzle com certitude

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.