
Concelho de Boticas

Boticas é uma agradável vila serrana no interior de Portugal no distrito de Vila Real com cerca de 1280 habitantes.
O concelho de Boticas tem aproximadamente 5750 pessoas e foi legalmente constituído através do Decreto de 6 de Novembro de 1836, com freguesias desanexadas dos vizinhos concelhos de Chaves e Montalegre e extinção do concelho de Dornelas. Apesar da fundação do concelho de Boticas ser recente, não significa que os povos que o constituem datem de tão fresca data. Pelo contrário, as suas origens perdem-se na imensidão dos tempos. Desse facto nos falam designadamente os abundantes castros pré-históricos, bem como os variadíssimos monumentos romanos existentes em toda a área do concelho.
Boticas é célebre pela gastronomia, nomeadamente pela carne de vitela "barrosã", mas também pelo afamado "Vinho dos Mortos", que conseguiu este designação desde tempos das invasões Francesas.
Gastronomia
A gastronomia de Boticas tem fama de exibir produtos que são excelentes. A vitela da raça Barrosã DOP, o cabrito, o porco e seus derivados e também as trutas recheadas com presunto são alguns exemplos da qualidade da gastronomia no concelho. O "Mel de Barroso" - DOP é também um produto de excelência com características especiais devido ao manto vegetal, composto maioritariamente de urzes. O pão centeio, a bola de carne e o folar completam as delícias gastronómicas deste concelho rural.
Artes
O Centro de Artes Nadir Afonso, é um espaço que perpetua a ligação do Mestre Nadir Afonso, um dos maiores expoentes da pintura contemporânea portuguesa, ao concelho de Boticas, de onde era natural a sua mãe (mais propriamente da aldeia de Sapelos).
O espaço tem cerca de 80 obras do artista disponíveis em exposição permanente e alberga ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional.
Parque
O Centro de Interpretação do PAVT- Parque Arqueológico do Vale do Terva, localiza-se na aldeia de Bobadela - Boticas. Funciona como lugar de conhecimento, proporcionando uma exposição permanente que apresenta as características e história do território do PAVT, facultando ao visitante informação que lhe permitirá partir à descoberta da paisagem cultural do vale superior do rio Terva.
Ecomuseu
O Museu Rural de Boticas é um dos pólos constituintes deste projeto comum do Barroso, que abarca os concelhos de Boticas e Montalegre.
Nele se ilustram as interações do ser humano com o território que na atualidade constitui o concelho de Boticas e as vivências espirituais que foram marcando e orientando os ocupantes do território.

Podes validar a solução do puzzle com certitude
Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!