Skip to content

Ruínas Capela de São Paulo Traditional Geocache

Hidden : 4/11/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ruínas Capela de São Paulo


Lenda da Capela de São Paulo

A Capela de São Paulo fica equidistante de Sendim(Portugal), Picote (Portugal) e Pinilla de Fermoselle (Espanha), mas a população de cada uma das aldeias dizia que a mesma lhes pertencia.

Naquela época, o rio Douro ainda era um pequeno rio, cujo caudal em algumas épocas do ano era tão baixo que podia ser percorrido de um lado a outro a pé.

Tratava-se de uma pequena capela, que tinha um sino que não estava fixo e que nas festas de São Miguel, em Pinilla de Fermoselle, era removido e levado para uma pequena ermida que se encontra junto à aldeia de Pinilla de Fermoselle, uma vez que este eremitério não tinha sino.

No final da festa o sino voltava para a capela de São Paulo.

Esta capela tinha também uma única imagem dentro, a imagem de São Paulo.

A população de Sendim sempre afirmou que esta capela pertencia a Sendim, mas como não havia consenso sobre a quem pertencia, um dia o seguinte foi combinado entre os representantes das 3 aldeias: “No dia seguinte a população de cada vila abandonaria cada povoado em direção à capela de São Paulo e quem chegasse primeiro poderia escolher entre o sino a imagem de São Paulo ou ficar com a capela.

A população de Pinilla de Fermoselle saiu ainda de noite e quando lá chegaram ainda mais ninguém havia lá chegado. Então pegaram o sino e levaram-no para a capela de São Miguel.

A população de Picote ainda de noite, mas quase a amanhecer também partiu para a capela de São Paulo, mas quando lá chegaram perceberam que faltava o sino, mas vendo que a imagem de São Paulo ainda estava lá dentro, leveram-na para a sua igreja.

A população de Sendim, pensando que os das outras aldeias esperariam a sua chegada, para os deixar escolher primeiro, só pela manhã é que partiram em direção à Capela de São Paulo. Quando lá chegaram, o sol já ia alto e encontraram a capela sem sino e sem santo e sem ninguém por perto. Perceberam então que tanto os de Picote como os de Pinilla de Fermoselle já lá tinham estado e levaram o sino e a imagem de São Paulo.

Resignados,  ficaram com as quatro paredes ...

Esta é a lenda ...

O facto é que o sino ainda hoje se encontra na Capela de São Miguel em Pinilla de Fermoselle, mas a população só o coloca na torre no dia da Festa de São Miguel, durante o resto do ano, está no seu interior, a salvo .... Não vá por lá aparecer a população de Sendim e roube o sino ...

A imagem de São Paulo encontra-se no altar da igreja matriz de Picote.

Quanto à capela, restam apenas as ruínas, uma vez que a capela sem Sino e sem Santo foi abandonada e acabou por ficar em ruínas ...


Ruínas da Capela de São Paulo (Sendim)



Ermida de San Miguel (Pinilla)




São Paulo (Picote)




Additional Hints (No hints available.)