Skip to content

Xenolito Cubense EarthCache

Hidden : 09/25/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Um xenólito ou encrave é um fragmento de rocha que é envolvido por uma rocha maior durante o desenvolvimento e endurecimento desta última.
Em geologia este termo é aplicado quase exclusivamente na descrição de inclusões em rochas ígneas durante a colocação e erupção do magma. Os xenólitos podem ser arrastados ao longo da orla de uma câmara magmática, arrancados das paredes de um tubo de lava ou por diatremas explosivos ou arrastados ao longo da base de um fluxo de lava na superfície terrestre. Um xenólito é sempre mais antigo que a sua rocha hospedeira.
Um xenocristal é um cristal individual, estranho à rocha encaixante, incluído numa intrusão ígnea. Como exemplos de xenocristais temos os cristais de quartzo em lavas pobres em sílica e os diamantes em diatremas quimberlíticos.
Apesar de ser aplicado sobretudo a rochas ígneas, uma interpretação mais abrangente pode incluir também fragmentos de rocha incluídos em rochas sedimentares. Por vezes são encontrados em meteoritos.
De forma a ser considerado um verdadeiro xenólito, a rocha incluída tem de ser diferente da rocha hospedeira; um fragmento incluído de rocha similar à hospedeira denomina-se autólito.
Os minerais félsicos, como feldspato e quartzo, são mais facilmente assimilados do que os minerais máficos, tais como biotita, magnetita e piroxénio e alguns muito refratários como o zircão. Um xenólito em estado adiantado de assimilação pode se apresentar como uma massa escura de biotita, magnetita, piroxénios e zircão.
Com o calor fornecido pelo magma, o xenólito, além de sofrer fusão, parcial ou total, adquire uma forma esférica ou elíptica, conforme o magma tenha ou não um deslocamento pronunciado.
Como o xenólito é composto de minerais mais frágeis que a rocha hospedeira. Perante o intemperismo químico, os xenólitos expostos na superfície do afloramento, podem ser alterados mais rapidamente do que a rocha ígnea, deixando depressões com sua forma original.


Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar-me uma mensagem, através do meu perfil da página do Geocaching, respondendo correctamente às seguintes questões:
Ponto 1: Spoiler/Localização - observe o rectângulo de granito assinalado na imagem com o número 1:
1a) explique por palavras suas o que é um xenólito e qual a diferença para um autólito.
1b) consegue identificar um xenólito/autólito?
1c) se respondeu "sim", considera que se trata de um xenólito ou de um autólito?
1d) quais as dimensões aproximadas do encrave?
1e) a cor do fragmento é mais clara ou mais escura que a cor da rocha hospedeira?
Agora que já sabe identificar um xenólito/autólito dirija-se ao Ponto 2:
2a) olhando novamente para a pedra rectangular que compõe o eixo central da calçada, consegue identificar quantos xenólitos/autólitos?
2b) a sua forma é regular ou irregular?
2c) o seu tamanho é maior ou menor que o xenólito/autólito identificado no ponto 1?
3) registe o momento com uma foto sua ou do seu "nick" onde seja visível a rua mas que não denuncie as respostas.

Additional Hints (No hints available.)