Skip to content

CORDÃO DUNAR III Mystery Cache

Hidden : 4/17/2021
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


CORDÃO DUNAR III

Um cordão litoral ou lido é um acidente que ocorre junto à costa, constituído por material heterogéneo, geralmente areias e seixos, resultante do desgaste da costa ou trazidos pelos cursos de água que desaguam no litoral, que se deposita quando a velocidade das correntes marítimas diminui devido à baixa profundidade de água.

Os cordões litorais paralelos à costa, comummente cordões litorais dunares, podem tomar a forma de ilhas barreira ou penínsulas, definindo lagunas no seu interior.

Quando o cordão litoral liga uma ilha pequena ao continente está-se perante um tômbolo.

A linha de costa representa a fronteira entre o ambiente marinho e terrestre, o lugar onde o mar encontra a terra. No entanto, esta descrição não revela a sua complexidade. A linha de costa não é uma linha que pode ser desenhada de forma permanente num mapa, dado tratar-se de um ambiente dinâmico onde o mar e a terra estão em constante interação, resultando em fenómenos de acreção e erosão como resposta a fatores externos, tanto naturais como antrópicos, atuando simultaneamente a diferentes escalas de tempo.

Desde sempre que o Homem tem respondido a estas mudanças na linha de costa, principalmente à erosão, construindo estruturas para a proteger, numa tentativa de assegurar que esta fronteira se mantenha fixa e permanente. Este tipo de atuação foi sempre realizado assumindo que a linha de costa é estática, que sempre manteve a sua posição e forma, e que não deve ser permitida a sua mudança. Nos últimos anos, esta aproximação tem sido questionada e ocorrem, agora, mudanças radicais sobre a forma como a linha de costa pode ser protegida e como gerir este espaço fronteiriço.

Em geografia física, duna (do neerlandês duin, através do francês dune) é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento).

 

TIPOS DE DUNAS

Dentre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos atuais, destacam-se as dunas. Associam-se, a elas, feições sedimentares tais como estratificação cruzada e marcas onduladas, que, no entanto, não são exclusivas de construções sedimentares eólicas. Existem duas principais classificações para as dunas: uma considerando o seu aspecto como parte do relevo (morfologia), e a outra considerando a forma pela qual os grãos de areia dispõem em seu interior (estrutura interna). A classificação baseada na estrutura interna das dunas leva, em consideração, a sua dinâmica de formação, sendo reconhecidos dois tipos: as dunas estacionárias e as dunas migratórias. Algumas dunas acabam por se transformar em formações consolidadas, as chamadas dunas fósseis.

A crescente concentração de população no litoral português, a abundância de recursos naturais nestas zonas e a falta de consciencialização da população face ao ambiente altamente frágil em que estão inseridos aliados a fatores naturais impossíveis de controlar, promove cada vez mais a degradação destes ecossistemas, pondo em risco a sua sustentabilidade. A interferência do Homem na dinâmica destas zonas leva, muitas vezes, à perda irrecuperável de ambientes únicos no mundo.

A cache não está nas coordenadas publicadas.

 

Coordenadas fisicas N40º 38.959 W008º 44.911

 

Additional Hints (No hints available.)