Skip to content

<

Celorico Da Beira

A cache by Primordiais Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/26/2021
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Aventure-se na (re)descoberta de

Celorico da Beira

Localizado nos contrafortes da Serra da Estrela, atravessado pelo rio Mondego, Celorico da Beira é um concelho de fundação antiquíssima, cheio de história e tradição, que desempenhou um papel determinante na defesa e definição do território, testemunhado pelos seus dois castelosCelorico e Linhares da Beira. Detentor de boas acessibilidades, situado estrategicamente na convergência de várias vias de comunicação, (A25, ligação à A23, IP2 e linha férrea da Beira Alta), está a dois passos das maiores cidades do país, na fronteira com a Europa e porta de entrada para a Serra da Estrela.

Venha testemunhar e comprovar a beleza das suas paisagens, a riqueza do seu património arquitetónico civil, militar e religioso, a sua inigualável gastronomia e a tão afamada hospitalidade beirã. Se as paisagens e o património, por si só, justificam uma visita, o desporto de montanha e de aventura que coloca este concelho na rota das regiões de excelência para a prática destas modalidades, em especial, o parapente, que tem na Aldeia Histórica de Linhares da Beira as melhores condições de voo, conquistando o cognome de Catedral do Parapente.

Mas, Celorico da Beira é mais do que serra ou parapente. Desde tempos imemoriais, as suas gentes laboriosas souberam retirar da serra o seu sustento, encarando a ruralidade e o relevo acidentado do seu território como uma vantagem. Nos pastos férteis e verdejantes pastoreiam os maiores rebanhos de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira. As especificidades das condições edafoclimáticas e da flora desta região, constituem as condições de excelência para a produção do Queijo Serra da Estrela, o melhor e em maior quantidade de toda a região demarcada, situação que lhe granjeou o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela. Em homenagem ao pastor e ao Queijo Serra da Estrela, a Autarquia ergueu, no centro histórico da vila, junto ao castelo, num antigo edifício brasonado do Séc. XVIII, o Solar do Queijo Serra da Estrela, autêntica catedral do melhor queijo produzido no concelho.

Queijo, dois castelos, uma Aldeia Histórica, parapente, BTT, património, alojamento de luxo, rio, natureza, ar puro, cheiros e sabores inigualáveis, são imperativos, mais que suficientes, para uma visita a Celorico da Beira.

 


Podes validar a solução do puzzle com certitude

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container e Localizaçao, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.