Skip to content

<

DEFESAS COSTEIRAS - PAREDÕES

A cache by rdl64 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/30/2021
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


DEFESAS COSTEIRAS -  PAREDÕES

Há uma ténue linha que separa o mar da terra: a costa. A nossa, com uma dimensão aproximada de 980 km e com cerca de 350 praias começa em Vila Real de Santo António e termina em Caminha, ligando-nos indissociavelmente ao nosso passado. Faz parte do nosso presente e depende de nós como se ligará ao nosso futuro. Constitui-se como o instrumento determinante para uma política integrada e coordenada para o Litoral, favorecendo a proteção ambiental e a valorização paisagística das zonas costeiras, enquadrando a sustentabilidade e a qualificação das atividades económicas. Um novo modelo de governança e uma capacidade de execução elevada são os seus alicerces. A nossa costa é relativamente linear, mas muito diversa morfologicamente. Essa riqueza onde se alternam extensos areais, com enormes arribas, com costa baixa, mas rochosa, e com inúmeras reentrâncias das quais se destacam os estuários, as rias e as lagunas dão-lhe uma diversidade e beleza ímpares. Esta diversidade confere também à costa portuguesa a necessidade de uma gestão que seja objeto de uma atenção muito cuidada.

A zona costeira portuguesa é formada essencialmente por três tipos de costas:

 

As zonas costeiras arenosas estão associadas a fontes sedimentares, destacando-se a influência dos rios na costa noroeste e das arribas na costa sudeste. A influência dos rios é observada especialmente a sul da embocadura do rio Douro onde as praias se estendem por cerca de 150 km, sendo interrompidas por um pequeno trecho de arriba designado por Cabo Mondego. A primeira parte do sector é dominada pelo sistema lagunar da Ria de Aveiro. Para além deste sector há ainda a destacar dois outros sectores em que os rios são a principal fonte sedimentar localizados no sul de Portugal, próximo de Lisboa. Um desses sectores localiza-se na margem sul da embocadura do rio Tejo, a zona costeira da Costa da Caparica e o outro sector na margem sul da embocadura do rio Sado, a península de Tróia. No caso das arribas a sua influência é sobretudo notória na costa sudeste do Algarve, onde se encontra situado um importante ecossistema lagunar, a Ria Formosa, formado por ilhas barreira.

Para fazer face a este problema são efetuadas vários tipos de estruturas:

 

ESTRUTURAS PARALELAS A LINHA DE COSTA

A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.

NO MAR HÁ IR E VOLTAR. TOMA ATENÇÃO!

COORDENADAS FISICAS N40º 36.362 .

 

W008º 45.367

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.