O circuito urbano Oaz é um PT (Power Trail), com cerca de 7km e leva-nos a percorrer algumas das artérias da cidade de Oliveira de Azeméis com o intuito de dar a conhecer diversos locais e patrimónios dos quais:
- Cidade Desportiva (Zona Educacional e Desportiva)
- Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
- Fonte Luminosa
- Pavilhão da Escola Livre de Azeméis
- Estádio Carlos Osório
- Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Tribunal
- Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis
- Praça da Cidade
- Quartel dos Bombeiros Voluntários
CASA-MUSEU REGIONAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

A Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis foi fundada por um grupo de cidadãos oliveirenses convidados pelos seus doadores João Marques de Almeida Carvalho e Constantino José de Carvalho.
A casa que aloja o Museu foi outrora a casa de habitação de João Marques de Almeida Carvalho, que a legou por testamento (com grande parte do seu recheio e a maioria dos seus bens) à entidade que gere a Casa-Museu. A Casa-Museu Regional herdou igualmente a totalidade dos bens de Constantino José de Carvalho, o que levou ao enriquecimento do património da instituição.
Atualmente, os objetos expostos estão distribuídos nos espaços do domínio do museu: jardim, cozinha, logradouro coberto, quatro salas no 1º andar, rés-do-chão e na varanda envidraçada, de estilo colonial.
Em exposição permanente, o museu apresenta achados arqueológicos encontrados nos castros de Ul e de Ossela, monumentos em pedra, alfaias agrícolas, trajes tradicionais, objetos em vidro do antigo Centro Vidreiro, barros negros de Ossela e da Fábrica “Regalado”, rádios antigos, fotografias antigas do concelho e material fotográfico da “Foto Paúl”, cerca de cinquenta espécies de animais embalsamados, vinte e cinco caixas de borboletas de várias espécies, uma cozinha antiga equipada com utensílios tradicionais, mobiliário antigo e artístico, uma coleção de cerca de 11.000 jornais, uma réplica da “Pedra de Dighton” e o Gabinete de Leitura Ferreira de Castro. Este último conta com milhares de livros, muitos deles com dedicatórias ao escritor Ferreira de Castro, bem como o manuscrito do seu livro “Emigrantes”. Conta também com várias salas de exposições temporárias.
A CACHE
Este itinerário/power trail de caches tradicionais desenvolve-se pela cidade de Oliveira de Azeméis, de dificuldade baixa, e tem o objetivo de dar a conhecer diversos locais, patrimónios e um pouco das suas histórias.
Nota: Tente ser discreto pois a maioria das caches situam-se em locais bastante movimentados…a sua durabilidade depende de vós.
Durante o percurso aproveite para fazer as diversas caches já existentes.
A cache não possui material de escrita, mas Geocacher prevenido.... ;-)