Os Passadiços do Távora surgem no contexto de vários investimentos realizados em torno do Rio na última década, que têm vindo a ser decisivos para transformar as aldeias, em especial a Vila da Ponte, que no século XVII chegou a ser Vila, e que beneficia de uma excecional localização geográfica.
Desde 2011 o curso do rio que a atravessa deu lugar a um Espelho de Água, a um imenso lago que assim permanece ao longo de todo o ano, trazendo consigo novas espécies de aves e uma paisagem de rara beleza. Predicados que colocam a Vila da Ponte na rota do turismo, do turismo de natureza, de veraneio e capacitada para a prática de desportos náuticos. É sem dúvida uma aldeia que tem tudo para ser um “Rio de Emoções”.
E é em torno do Rio Távora que o turismo vai ganhando as condições para ser de qualidade e único na região. Depois da criação do Largo de Festas, que trouxe uma nova centralidade para a comunidade vilapontense, em 2015 foi dado outro passo decisivo com a construção da Ponte Pedonal que liga Vila da Ponte a Freixinho e que permite a realização de um percurso pedestre também a Ferreirim. Com uma extensão de 207 metros, é uma obra arquitetónica de grande beleza, construída em madeira e ferro, com aros em chapa de aço corten, com uma métrica constante e em que os aros permitem visualizar o plano de água e a envolvente paisagística. É um exemplo de simplicidade e pureza, dona de uma fotogenia singular, que rapidamente transformou-se num símbolo da Vila da Ponte e do Concelho.
Mas, mais do que ligar as margens, esta Ponte Pedonal materializa a vertente da prática desportiva pedestre que é outra marca do rio Távora, e de que faz parte o circuito de manutenção, criado para o recreio e lazer, com vista privilegiada para o Espelho de água.
Agora, num percurso que pretende ligar Vila da Ponte a Freixinho e Ferreirim, estão a ser construídos os Passadiços do Távora, uma obra essencial para unir, num trajeto contínuo e de permanente descoberta, aquilo que melhor define este território: rio, vinhedos, montanha e vida. É que, para além das margens e de todos os encantos que possuem, será possível conhecer a Ponte e o observatório de aves, caminhar até Freixinho ou conhecer Ferreirim, a terra que tem na sua Banda Musical e no Conservatório uma imagem de marca.
|