Como reclamar esta cache:
Esta cache pretende dar a conhecer o fenómeno geológico Pias / Marmitas. É também um local de beleza natural e um marco histórico da aldeia de Pitões das Júnias.
Para reclamar esta earthcache como encontrada, deverá enviar-nos uma mensagem com as respostas correctas das seguintes perguntas:
1 - A que se asemelha esta pia?
2 - Qual o comprimento ao centro, e qual a altura da parede mais profunda?
3 - A pia possui exutório?
4 - A que altitude te encontras do ponto de observação da pia?
A inclusão de fotos no registo não é obrigatória mas, se o fizer, estará certamente a enriquecer a página desta earthcache. Tenha apenas especial cuidado para que as fotos não revelem as respostas.
A geomorfologia do PNPG
A área do PNPG corresponde a uma região essencialmente montanhosa com cotas geralmente acima dos 700 m de altitude, atingindo os 1545 m em Nevosa (Serra do Gerês). A geomorfologia da Serra do Gerês é marcada pela existência de uma zona aplanada a SO, formando os planaltos de Campo do Gerês e de Covide, e por uma zona central dominada por relevos isolados, conhecidos regionalmente por penhas. Cita-se, por exemplo, Albas a 1390 m, Cidadelha a 1469 m e Compadre a 1238 m. Podem atingir as dimensões de autênticos pequenos maciços, cujos perfis geométricos se destacam no horizonte. Os cumes mais elevados, próximo das minas de Carris, têm formas menos pontiagudas, apesar das vertentes serem muito acentuadas. Para NE, na região de Tourém, a Serra tem um relevo menos acidentado, sendo as formas mais suaves. Estas diferenças de relevo estão intimamente relacionadas com o tipo de granito que aflora em cada uma das zonas.
Pias
As pias são depressões escavadas no substrato rochoso. Em planta têm uma forma normalmente circular, oval ou elíptica. São formas onde há retenção temporal de água que habitualmente desaparece por evaporação.
A água é o principal responsável pela formação inicial e desenvolvimento das pias. Por vezes é visível a associação entre as pias e as fracturas ou fissuras na rocha, zonas onde a desagregação da rocha é naturalmente mais propícia. Outras vezes é difícil explicar porque razão as pias se encontram em determinado local. A frequente existência de heterogeneidades na rocha, por exemplo, a distribuição irregular ou concentração de minerais mais susceptíveis à alteração, como biotite e feldspatos no caso das rochas graníticas, leva à existência de zonas onde a meteorização é preferencial e onde se podem formar concavidades que evoluem posteriormente para pias.