
COUÇO DO MONTE FURADO
Complexo mineiro do período romano, constituído por um túnel, com cerca de 150 metros que serviu para desviar as águas do rio Coura, de forma a permitir a exploração de ouro nas áreas do troço fluvial que ficava seco, durante os trabalhos de mineração. Este terá sido escavado entre os séculos I e III d.C., fazendo parte do projecto de mineração do Noroeste da Península Ibérica, por parte do Império Romano, que tinha em comum o uso da energia hidráulica.
No interior é ainda possível distinguir nichos escavados para colocação de iluminação e as marcas de picos de escavção. À saída do túnel encontram-se dois tanques, escavados na rocha, com um pequeno desnível entre eles, destinados ao processo de decantação.
A água seria desviada com auxílio de um pequeno açude localizado a montante, e conduzida por um canal até à entrada do túnel. Desta forma era possível retirar todas as areias auríferas do leito do rio, com especial atenção ao Poço de Cabaninhas, situado no leito do rio com 12m de profundidade, e por decantação retirar os elementos existentes nas águas.
A CACHE ESTÁ COLOCADA NO EXTERIOR DO TÚNEL
SE PRETENDE ATRAVESSAR O TÚNEL ATENÇÃO, HÁ A POSSIBILIDADE DE SUBIDA DE ÁGUA REPENTINA