Esta lagoa situa-se na zona mais profunda da extracção de pedra, para a construção civil, que aqui ocorreu até ao início da década de 80 do século passado. A pedreira prolongava-se desde este local até próximo da E N 120, junto ao entroncamento para Aldeia dos Chãos. Quando a extracção interceptou uma linha de água subterrânea deu origem a esta lagoa.
Em algumas ocasiões já se avistaram aqui algumas aves aquáticas, especialmente palmípedes. É muito provável, até, que algumas por aqui nidifiquem, nomeadamente o pato real.
A partir de Setembro de 2021 a zona da lagoa foi vedada mas o acesso não está interdito. Deve abrir-se e fechar-se o portão na ida e no regresso.
Não se aproximem demasiado em zonas que possam oferecer perigo e se se fizerem acompanhar de crianças tenham todos os cuidados necessários à segurança das mesmas.
