A Barragem da Marateca ou Barragem de Santa Águeda localiza-se no concelho de Castelo Branco e é o maior lago artificial da Beira Baixa com uma área total de 634 hectares, recebe águas das ribeiras da Borralheira, Mioso e do Ocreza.
A Albufeira de Santa Águeda recorda o nome de uma antiga capela medieval que hoje se encontra submersa e substituída por outra junto ao paredão. Marateca é o nome de uma das principais quintas de paisagem rural situada na orla da barragem.
O percurso/Trail sobranceiro á vertente Sul da Serra da Gardunha (pode ser feito de carro), tem início na aldeia de Tinalhas e tem como finalidade proporcionar um passeio agradável até barragem. Segue no inicio por um caminho rural murado de terra batida mas em muito bom estado sendo a maior parte do restante percurso em piso alcatroado. Atravessa quintas seculares onde a agricultura e o pastoreio é predominante, vislumbram-se vinhas, pinhais, ribeiras, pequenas hortas, grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro onde os rebanhos são presença constante. Velhos carvalhos (carvalho-negral), sobreiros conferem á paisagem uma beleza muito particular formando uma estrutura de montado propícia á presença de muitas espécies de passeriformes e onde nidificam.
Todo o percurso é local privilegiado para os amantes da fotografia e birdwatching.