https://www.freguesiadeulme.pt/home.</p>
Fundada e povoada por colonos provenientes da actual Alemanha nos alvores da nacionalidade, a aldeia de Ulme pertenceu desde o século XIV à Casa dos Silvas. Recebeu foral em 1561 juntamente com a Chamusca, durante o reinado de D. Sebastião (outorgado por D. Catarina de Áustria). Após a Restauração, em 1640, passou a pertencer à "Casa das Rainhas". Foi vila e sede de concelho até 24 de Outubro de 1855, sendo então integrada no concelho da Chamusca. [...] A freguesia engloba uma série de casais e pequenas aldeias nas margens da Ribeira de Ulme. A sede da freguesia, a aldeia de Ulme, conta com mais de 700 habitantes, enquanto que na aldeia de Semideiro e lugares circundantes residem cerca de 400 indivíduos. O sector primário é a principal actividade da população da freguesia, embora possua também alguma indústria (papel, tijolo, extracção de água). Ulme é actualmente uma povoação pequena, onde a Igreja Católica tem ainda bastantes seguidores. Religiosidade e tradição são o cartão de visita das suas gentes numa aldeia conhecida pelo seu forte conservadorismo.
Roteiro Turístico:
Gastronomia: • Vários pratos relacionados com peixe, caça, borrego e porco e aves de caça.
Artesanato: • Rendas, Bordados.
Eventos anuais • Festa de Tamazim (Festada Lagartixa). • Festas dos Vários Movimentos Associativos (Agosto/Setembro).
Património Cultural e Edificado: • Igreja Paroquial de Santa Maria. • Antigo Paço da Rainha. • Ermida de N. Sr.a da Conceição. • Capela do Semideiro.
Ecologia e Paisagem: • Alto de Santa Marta; Ribeira de Ulme e seu vale da envolvente.
Informação retirada do site da Junta de Freguesia de Ulme
----------------------------------
Existe um projecto (futura Associação?) de arte performativa, cujos elementos embelezaram com a sua arte as ruas de Ulme. Convido-vos a percorrerem essas ruas e a apreciarem a beleza e arte ali patente. Visitem a página do Facebook https://www.facebook.com/PinArteulme
Esta cache pretende dar a conhecer uma das últimas apostas da Junta de Freguesia de Ulme, que foi a colocação, em locais estratégicos, com vistas amplas sobre a região, de duas "Molduras" https://coord.info/GC9GX0W e um Baloiço artisticamente concebidos e muito adequados a fotos para os amantes das redes socias, e não só. De salientar que até existe uma "peça" que não encontrei em mais nenhum local (baloiços panorâmicos e afins) dos que já visitei. Descubram como tirar selfies perfeitas!
A cache encontra-se uns metros afastada do Baloiço, na barreira, junto a um sobreiro. Por favor deixem tudo como encontraram, ou melhor. Existem placas a indicar o local desde a estrada da Faceril. Passam a Aguarela do Mundo (Águas) e depois encontram indicações. A partir de uma certa altura parte do trajecto é feito por estradão. Existe estacionamento a 150m do Baloiço. Divirtam-se, tirem muitas fotos, desfrutem das paisagens e sejam felizes! E, não se esqueçam, façam CITO, embora neste momento esteja tudo tão limpinho que é um mimo! Muito Obrigada