Ponte Medieval de Vilela

O Local:📍
A ponte de Vilela é uma ponte tipicamente medieval, sem vestígios de anteriores estruturas romanas, ao contrário de um considerável número de exemplares dos séculos XII a XV que reutilizaram antigas passagens construídas nos primeiros séculos da nossa Era.
Compõe-se de dois arcos apontados desiguais - o mais perto da margem direita de menor vão e o que repousa na margem esquerda de maior abertura. Com uma rampa bastante inclinada do lado da margem direita e em suave declive do lado da margem esquerda, vencendo assim o desnível acentuado que se verifica entre as duas margens.
O tabuleiro mantém grande parte do revestimento medieval, com piso constituído por lajeado de granito de grandes dimensões, mas de talhe imperfeito e disposição irregular.
Ainda neste local, existem vestígios de uma antiga capela, provavelmente da mesma invocação que as alminhas, elemento de sacralidade dos caminhos e das passagens ribeirinhas, cuja tradição remonta à Idade Média e que tantos exemplos deixou na paisagem humanizada do nosso país.
A Cache: 📦
O recipiente é de tamanho pequeno. 🥏
Contém logbook com stashnote.🗞️
Levar material de escrita. 📝
✊🏻 Por favor, feche bem o recipiente e recoloque a cache da mesma forma como a encontrou, pois a sua durabilidade depende muito disso. Sejam discretos.
♻️ Façam CITO, se possível. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

➡️ NÃO DEIXAR RASTO ⬅️
Obrigado! 🙏🏻
⭐ Mensagem Cósmica 7 ⭐
"Santa Luzia, padroeira dos olhos, tem o seu nome com origem do latim, que significa santa portadora da luz ou aquela que leva luz!"