Skip to content

<

Antiga Fabrica de Papel do Caima

A cache by evieira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/14/2021
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Fábrica de Celulose do Caima

A Fábrica de Celulose e Papel do Caima foi a primeira verdadeira empresa do concelho de Albergaria-a-Velha.

Tendo-se apercebido de que a produção de papel não supria as necessidades do consumo no país, nem em quantidade, nem em qualidade, os dois irmãos José Luiz e Manuel Luiz Ferreira Tavares decidiram construir de uma fábrica bem localizada, bem concebida e tecnicamente avançada. Para o efeito, em 1871, constituíram uma sociedade com o Eng. Thelier, jovem técnico francês, nascido numa família de técnicos da indústria de papel de Angoulême.

Instalou-se a mais moderna maquinaria, igual à melhor da Europa. Começou-se a fabricação do papel com caruma e serradura de pinheiro como matéria prima, abundante na zona. A laboração começou em 1872 e, dois anos depois, empregava cerca de 120 trabalhadores, alguns dos quais especializados e com boas remunerações. A morte de José Luiz Ferreira Tavares, em 1877, levou a que a fábrica fosse vendida à firma Henry Burnay & Cª, a qual, em 1889, a passou à Companhia de Papel do Prado. Num relatório da Câmara, de 1889, referia que “a fábrica de Vale Maior fornece o papel de impressão para a maior parte das publicações periódicas, e nomeadamente o Século e outros jornais".[1]

A crise nos mercados internacionais de pasta, o aumento dos custos de produção, a redução do caudal do rio Caima e a falta de vontade em investir três milhões de contos em infra-estruturas anti-poluição, mas também a nova política da dita multinacional, em busca de mão-de–obra mais barata, ditaram o seu encerramento, em meados da década de 90.


 

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)