A cache não está nas coordenadas iniciais.
The cache isn't at the given coordinates.

Foto daqui
Monumento de interesse público (Portaria nº 740-BV/2012. D.R nº248 (suplemento), Série II de 24-12-2012)
Situa-se no trajecto entre Moura e Serpa, a cerca de 8 quilómetros desta última cidade e localiza-se a cerca de 20m do lado esquerdo da EN 256.
Actualmente em desuso, é referenciada pelo pároco de Serpa nas Memórias Paroquiais de 1758: "Tem a ribeira de Enxoé ao norte da vila hua boa ponte de pedra e cal".
Composta por seis arcos, com as arquivoltas em tijolo, os seus pilares encontram-se protegidos por três pequenos talhamares triangulares, sendo inteiramente rebocada.
O tabuleiro, com aproximadamente 60 m de comprimento, apresenta um perfil em cavalete pouco pronunciado, protegido por guardas, em alvenaria, sendo o pavimento em lajeado de pedra. Mantém, como único registo decorativo, as molduras dos arcos em tijolo aparente.
De cronologia incerta, possui características construtivas mistas, medievais e modernas, que requerem uma análise aprofundada.
Cronologia:
|
Época medieval - provável construção da ponte primitiva; Época moderna - hipotética data de construção da ponte; 1758 - referenciada nas Memórias Paroquiais de Serpa; 2003, 25 novembro - Proposta de classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 2006, 07 março - Despacho de abertura do procedimento de classificação pela Vice-Presidente do IPPAR; 2009, 29 dezembro - Proposta de classificação como IIP e de ZEP, idêntica à ZP, pela DRCAlentejo; 2011, 05 dezembro - Parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como MIP e favorável à ZEP; 2012,12 junho - publicado no DR, 2.ª série, n.º 113, o Anúncio n.º 12779/2012, relativo a Projeto de decisão de classificação como MIP e fixação da respetiva ZEP.
|
A CACHE
Preambulo: decidi-me por uma múltipla porque achando que vale a pena a visita, o terreno em volta não está limpo o suficiente que permita uma boa visão da mesma de apenas um ponto. Assim no ponto inicial têm uma visão mais próxima dos arcos, no ponto final têm uma visão de onde era a entrada para a passagem da mesma. Infelizmente em volta não há muito sítio onde se consiga ter uma cache mais elaborada, mas espero que gostem da visita ainda assim. A intenção é trazer-vos a lugares que também eu vou descobrindo e que tenho vontade de partilhar, retribuindo as descobertas que o Geocaching me tem proporcionado.
Para encontrar a cache, procure junto do ponto inicial uma data no formato ABCD.
Coordenadas finais:
N 37º 59.(D+A)(B-D-C-A)(C+D)
W 7º 31.(D)(C-A)(D-C+A)
|