Skip to content

Passadiços do Agroal [Ourém] - B100 Multi-Cache

This cache is temporarily unavailable.

bmps2003: Desativada devido as fortes inundações do rio nabao. Não visitem por favor

Ourém a recuperar

More
Hidden : 2/28/2022
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
 

 

Percurso do Passadiço do Agroal

"Um banho de natureza"

 

A praia fluvial do Agroal já muito conhecida pelas suas propriedades curativas, pelo que atrai muita gente a este pequeno paraíso. O Verão sempre repleto de banhistas, as bandeiras azuis que todos os anos recebe, são motivos mais que vários para vir conhecer este belo local.

Para embelezar e tirar uma grande experiência, foram criados em 2021 uns passadiços que ligam esta bela praia fluvial ao Parque Aventura do Agroal, numa extensão de aproximadamente 800metros a beira Rio Nabão, em comunhão com a natureza.

A praia fluvial já não dispõem de muitos locais de estacionamento e com este upgrade, podem ficar mais distanciados no Parque Aventura e após uma breve caminhada a sombra, chegam a praia fluvial.

Os passadiços iniciam-se no Waypoint indicado na listing terminando assim na praia fluvial.

 
 

O Passadiço do Agroal é como uma passagem secreta que nos conduz ao longo do Rio Nabão por uma fresca galeria ripicola, cheia de surpresas e mistérios naturais, até a caudalosa nascente do agroal. Neste percurso descendente passamos de um ambiente quente e seco para uma envolvente fresca e aquática, onde tudo é mais viçoso e a vegetação muda de cor.

O recanto mais conhecido do Agroal é, pois, a sua nascente, mas esta região, situada uma zona de confluência do Maciço Calcário das serras de Condeixa, Sicó e Alvaiazere com o maciço estremenho, possui outras maravilhas naturais dignas de realce.

A geomorfologia, devido á natureza calcária do território, apresenta uma grande diversidade, destacando-se a elevada qualidade de grutas (Lapas ou Algares) que "se abrem" na serra e outras formações rochosas resultantes da erosão superficial, como os campos de lápias ou o canhão fluviocársico do Agroal.

Aqui, também é elevada a diversidade de habitats associados as rochas cálcárias, ás nascentes e aos cursos de água, motivo pelo qual o Agroal se encontra no sitio de interesse Comunitário (SIC) de Sicó-Alvaiazere da rede Natura 2000, uma rede ecológica europeia que tem por objetivo assegurar e contruibir para a conservação da fauna e da flora selvagens e dos seus habitats naturais.

As colinas albergam uma das maiores e mais bem conservadas áreas de Carvalhal (carvalho-cerquinho - quercus faginea) do país e manchas de notáveis de azinhais (Quercus rotundifolia) que são acompanhados por arbustos como o medronheiro (arbutus unedo) e a aroeira (pistacia lentiscus) e por diversas espécies de orquideas).

Neste meio rochoso, cada pedacinho de solo proveniente da degradação dos calcários, por vezes denominado "terra rossa", é precisamente ocupado, incluindo nas escarpas, onde se encontram raridades como o narciso-dos-calcarios (narcissus calcicola). Nas suas cavidades abrigam-se as andorinhas-das rochas (ptynoprogne rupestris) e várias espécies de morcegos e de aves de rapina entre outros animais.

Nas margens do rio nabão e de alguns dos seus afluentes ainda galerias de vegetação ripicola praticamente continuas e bem preservadas que são compostas por diversas espécies de plantas ribeirinhas como o amieiro (alnus glutinosa) e o freixo-comum (fraxinus angustifolia)

 

 
O Parque Natureza do Agroal (PNA) insere-se no sitio de Interesse Comunitário PTCON0045 Sicó/ Alvaiazere da Rede Natura 2000. A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica que tem por objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais, da fauna e flora selvagens no território da União Europeia

O PNA desenvolve-se em area vedada no Agroal, união de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais no concelho de Ourém. Confinante com o Rio Nabão, tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da conservação da natureza, dando a conhecer, através de atividades do Centro de Interpretação Ambiental do Agroal e Alto Nabão e os percursos pedestres, a geologia, a flora e a fauna do local.

No Espaço exterior do PNA existe ainda um jardim interpretativo, com a vegetação característica do local, e um espaço de lazer com parque de merendas e zona de apoio.

 
 
Esta Multicache é constituída por um ponto virtual (o primeiro), onde irão recolher uma informação e procurar o primeiro container físico (ponto2) através de formula indicada na listing e waypoint. Neste segundo ponto (físico), irão obter a coordenada final.
Ponto 1: Procura o "Signal" no chão! Quantas letras tem o seu nome original?

AB = Nr de Letras do nome do animal que está no chão desenhado

Ponto 2:

N 39º 40. (2+B) (A) (B-A) | W 008º 26. (Ax2) (B+3) (A-1)

Ponto 3: Coordenadas Obtidas no Ponto 2

NOTA1: Dado ser um local de bastante movimento, os container estão bem dissimulados no local o que pode gerar algumas dificuldades nas buscas, no entanto, olhem as dicas com atenção

NOTA2: Local com deficiência de sinal telefónico em algumas redes

NOTA3: Não deixar nada de valor nos carros, já existiram no passado alguns assaltos nesta zona!

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAR QUAISQUER FOTOS DOS CONTAINERS, AS MESMAS SERÃO APAGADAS DE IMEDIATO SEM QUALQUER AVISO PRÉVIO!

 

 
 

 Esta cache é a minha comemoração pela centésima cache escondida, e também como lembrança de um fim de semana repleto de aventuras de um grupo inesquecível de amigos.

Obrigado smss78, Lusitana Paixão, Madadu, Reis & Reis, Jgreg, ZéSampa, Zezero, Timon I Pumba Team, Emilia bumBum, LeandroGym, Fabicci

 

Additional Hints (Decrypt)

Rz gbqbf bf pbagnvare sífvpbf AHAPN CHKNE! CERFFVBANE FRZCER! CBAGB1: Rfgrwnz ngragbf aãb cvfrz b ireqnqrveb FVTANY CBAGB2: Raibyivqb ab ybpny! Frwnz Qvfpergbf r qrvkrz b pbagnvare orz srpunqb CBAGB3: Raibyivqb ab ybpny! Frwnz Qvfpergbf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)