Skip to content

Cabo Espichel - Virtual Reward 3.0 Virtual Cache

Hidden : 03/01/2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cabo Espichel

 

O Cabo Espichel, está localizado a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela Estrada Nacional 379 e a Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.

É uma localização mistica, um destino fantastico para apreciar a natureza no seu estado mais puro. Um local árido, mas onde tudo parece ter acontecido... É actualmente um destino turistico não apenas para quem gosta do equibilibrio entre homem e natureza, mas é também um local de culto e história.

Ao longo da costa do cabo, para alem das esplendorosas vistas oceanicas, existem outros locais que valem também a pena visitar.


Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido como de Nossa Senhora da Pedra Mua

É um dos locais impressionantes desta região pela sua localização e pelo seu notável conjunto arquitetónico natural. O culto remonta a 1410, ano em que teria sido descoberta na extremidade do Cabo Espichel a venerada imagem de Nossa Senhora do Cabo, por dois velhos da Caparica e de Alcabideche, que em sonhos coincidentes teriam sido avisados pelo Céu. Até ao início do século XVIII, o terreiro em torno do templo primitivo era circundado de casas para os romeiros que ali vinham em peregrinação venerar a imagem.

Construída de costas para o mar, a atual igreja foi edificada por ordem real entre 1701 e 1707, com desenho do arquiteto João Antunes. A partir de 1715, a grande afluência de peregrinos ao Cabo obrigou a que se construíssem duas alas de hospedarias com sobrados e lojas, as quais foram ampliadas entre 1745 e 1760. Mais tarde, construiu-se o sistema de abastecimento que inclui o aqueduto e a casa da água e, posteriormente, a Casa da Ópera, da qual só restam ruínas.

No interior, podem encontrar-se alguns testemunhos artísticos de valor, nomeadamente o retábulo do altar-mor em estilo barroco nacional que guarda a imagem da Senhora do Cabo, o teto com pintura em perspetiva (executada em 1740 por Lourenço da Cunha) e as pinturas quinhentistas da autoria do Mestre da Lourinhã, que representam São Tiago e Santo António e podem ser vistas na sacristia. Também merece atenção a tribuna situada no altar-mor, que se destinava às visitas reais.

A alguns metros do Santuário, sobre as escarpas, ainda existe a pequena Ermida da Memória, datada do século XV e construída no preciso local da aparição. O seu interior está revestido por painéis de azulejos do século XVIII que contam a lenda da Senhora do Cabo.


Farol do Cabo Espichel

Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.

Pedra Da Mua e Lagosteiros

Nas arribas do cabo Espichel, mais concretamente na arriba sul da praia dos Lagosteiros, sob a ermida de Nossa Senhora da Memória, até 1428 conhecida por Santa Maria da Pedra da Mua, junto ao santuário da Senhora do Cabo, o Monumento Natural da Pedra da Mua, com 5,08 ha, é, porventura, a mais espetacular das jazidas situadas na zona do cabo Espichel, devido ao sítio privilegiado em que se situa e pela excelente conservação das impressões. A zona do Espichel é muito ventosa, pelo que, para sua segurança, afaste-se da borda das arribas.  

Em vastas lajes calcárias com inclinações de 30 a 40º, datadas do Jurássico Superior, estão inscritas pegadas de terópodes (dinossáurios bípedes carnívoros) e de saurópodes (herbívoros) de grandes e pequenas dimensões que por ali passaram há cerca de 145 milhões de anos. Estão identificadas 40 pistas, duas de terópodes e as restantes de saurópodes, curiosamente, há um rasto de um saurópode que coxeava. Pistas paralelas revelam, que no mínimo, 7 pequenos e 3 grandes saurópodes seguiam juntos, em manada, sendo um excelente exemplo, na Europa, do comportamento gregário desses animais.

Mostrando como património natural e cultural estão intimamente interligados, a um destes trilhos associa-se a lenda de Nossa Senhora da Pedra da Mua. Segundo ela, uma mula gigante transportou a Virgem do nível do mar até ao cimo do Espichel, tornando-o, a partir de então, local sagrado. Na verdade, as pegadas registadas na rocha são, não de um muar, mas sim de dinossáurios que viveram muito antes da espécie humana ter surgido no planeta. Provando a importância e riqueza do cabo Espichel em fósseis, sendo por isso considerado um geossítio, no topo da arriba norte da praia dos Lagosteiros fica o Monumento Natural dos Lagosteiros, também com pegadas de dinossáurios, estando ambos ambos integrados no Parque Natural da Arrábida.


Tudo isto faz o cabo espichel um local que vale a pena visitar.

Muitos locais acabam por visitar com frequencia o local, também bastante popular para passeios de fim de semana em familia, mota ou bicicleta.

Para Logar a cache, terás apenas de tirar uma foto contigo ou com o teu nick, no Santuario de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Apreciem a vista e o local.

 

 

Virtual Rewards 3.0 - 2022-2023

This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between March 1, 2022 and March 1, 2023. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 3.0 on the Geocaching Blog.

Additional Hints (Decrypt)

gven hzn sbgb pbagvtb bh pbz b grh avpx, ab Fnaghnevb qr Abffn Frauben qb Pnob Rfcvpury. Gnxr n cvpgher jvgu lbh be lbhe avpxanzr, ba gur Fnaghnevb qr Abffn Frauben qb Pnob Rfcvpury.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)