Skip to content

I CITO - Vassal - Portugal Cache In Trash Out Event

This cache has been archived.

GeoVinhoPT_Team: Gratos a todos os participantes, esperamos que tenha sido um bom momento para todos.

More
Hidden : Saturday, 16 April 2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

16 April 2022, 08:00 - 09:00

Esta antiga paróquia, no termo de Chaves, era curato de apresentação “ad nutm” do Cabido da Sé de Braga, ou vigairaria da mesma apresentação.

Não há grandes elementos históricos que confirmem a fundação da freguesia antes da Nacionalidade. No entanto, é quase certo que ela tenha ocorrido muito antes do séc. XII, já que em redor existem vestígios de redutos castrejos, insculturas rupestres e povoações de nome germânico.

Perto desta freguesia e no seguimento do estudo arqueológico da povoação, passava uma importante via militar romana. A 500 metros de Monsalvarga, fica o Castro da Cidadonha, onde foi encontrado numeroso espólio (fragmentos de telha grossa de rebordo, lucernas, um peso de barro…)

As primeiras referências escritas a Vassal datam do séc. XIII, numa altura em que a freguesia estava integrada no termo de Chaves. Pertencera anteriormente à “terra medieval” de Montenegro. A instituição paroquial, no entanto, foi muito posterior, já que nem sequer aparece no arrolamento paroquial de 1320-1321. Quando tal aconteceu – seja qual tivesse sido a data exacta – o seu padroado passou a pertencer à Sé de Braga, cuja diocese se prolongava por Trás-os-Montes.

A partir de 27 de Setembro de 1837, através de decreto real, esta freguesia passou para o concelho de Valpaços, que fora fundado a 6 de Novembro do ano anterior.

Quanto à economia desta terra, são de mencionar os seus solos, extremamente férteis, como garantes de uma grande produtividade agrícola.

Eventos CITO

Cache In Trash Out® (CITO) é uma iniciativa ambiental apoiada pela comunidade de geocaching. Desde 2002, o CITO tem permitido aos geocachers embelezar e restaurar espaços naturais e urbanos. Nesse período, houve mais de 536.000 participações registradas em quase 29.000 eventos onde os geocachers ajudaram a melhorar o ar livre.

As ações geralmente falam mais alto que as palavras. Ao participar de um evento CITO, seja coletando lixo, plantando árvores ou criando novos lares para polinizadores, tornamos nosso mundo um lugar melhor. Cada CITO que participamos é uma prova de cuidado: cuidado com os outros, nossas comunidades e nosso planeta.

Os eventos CITO podem ser uma maneira segura e socialmente distante de se reunir que segue as leis locais e as orientações de saúde para atividades ao ar livre. Tal como acontece com todas as atividades ao ar livre, siga os regulamentos mais atuais das autoridades de saúde pública.

  I CITO - Vassal   

Este Evento consistirá num CITO (Cache In Trash Out) a iniciar pelas 8 horas do dia 16 de Abril 2022 e com término previsto às 9 horas.

Na eventualidade de chegarem ao PZ depois da hora marcada não será de estranhar que a malta já se tenha deslocado uma vez que o objetivo será alargar a intervenção o mais possível, num curto espaço de tempo.

Serão disponibilizados sacos e luvas para a recolha do lixo.

No entanto poderão trazer o próprio material, já que à hora marcada os participantes seguirão para vários pontos distintos da aldeia.

A participação neste CITO dá direito a souvenir, assinalado pela época que se estende desde 1 de Março até 31 de Maio de 2022. Mais informações aqui . No entanto, o maior souvenir é mesmo este: poder contribuir e dar "uma mãozinha" pela Natureza.

Additional Hints (No hints available.)