Na freguesia de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis, localiza-se o Cerro da Candosa ou Desfiladeiro do Cabril, um dramático desfiladeiro rochoso talhado pelas águas agitadas do rio Ceira.
As fragas quartzíticas integram a crista que atravessa toda a região e que se estende entre a Serra do Penedo, mais conhecida por Penedos de Góis, e a Serra do Buçaco. No cimo da encosta, situa-se a capela da Senhora da Candosa, erguida e terminada em 1958, como indica a inscrição na sua fachada, e acolhe, no dia 15 de agosto, uma romaria em honra de Nossa Senhora da Candosa.
Ao descer o cerro, por meio do canhão rochoso, deparamo-nos com uma imagem sacra de madeira, com vários séculos, lugar de peregrinação.
O miradouro oferece magníficas paisagens sobre o cenário natural envolvente e foi recentemente ocupado por passadiços que perfazem um percurso com pouco mais de 600 metros (1,2 km ida e volta). Mas o que lhe falta em tamanho, sobeja-lhe em beleza. Com várias escadarias empinadas e encavalitadas no escarpado desfiladeiro, tem-se um total de 450 degraus, às quais se somam uma mão cheia de cénicos miradouros que brindam os visitantes com vistas de fazer cair o queixo sobre o vale do rio Ceira e sobre a majestosa Garganta do Cabril do Ceira.
Há uma paisagem magnífica, com e sem passadiços, para fotografar e partilhar. Agradeço que não coloquem fotos do contentor ou do local, para deixar um mínimo de surpresa para quem vier procurar a cache a seguir.
|