-
PR1 MRT — Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes
O Trilho das Quedas de Água das Paredes é um percurso linear de pequena rota, com cerca de 7,1 km de extensão (ida e volta), que se insere no projeto transversal “Serras de Coimbra” da CIM-RC. O percurso pedestre tem como principal atrativo, como o próprio nome indica, as Quedas de Água das Paredes, localizadas no seu final. O traçado do percurso desenvolve-se ao longo do curso da Ribeira de Moinhos, até à aldeia de Paredes, permitindo descobrir as ruínas de sete moinhos de água e a importância que a ribeira teve, num passado não muito longínquo, para as práticas agrícolas e o sustento da população local. Esse testemunho, da relação do Homem com a ribeira, ainda está presente nos vários açudes ou represas existentes, que formam pequenas piscinas e cascatas de beleza singular. Após percorridos 1700 m desde o início do percurso, surge a aldeia de Paredes, na qual é possível observar a presença do xisto na arquitetura tradicional. Faça uma breve pausa para visitar a aldeia e aproveite para conversar com os afáveis habitantes locais, procurando descobrir a importância da ribeira, dos vários moinhos e da cultura do milho na fixação destas populações. Apesar de estar rodeada por eucaliptais, ao longo das margens da ribeira é possível identificar várias espécies ripícolas, características das margens dos cursos de água, como amieiros, salgueiros, sanguinho-de-água, carvalho-alvarinho e feto-real. Pontualmente surgem castanheiros, medronheiros, loureiros e sobreiros, que refletem vestígios da floresta de outrora. A presença desta vegetação autóctone favorece a existência de espécies como o lagarto-de-água, a cobra-de-água-viperina, a rã-ibérica ou a salamandra-lusitânica. Algumas das espécies de roedores aqui presentes são importantes fontes de alimento para a raposa. O Percurso termina nas magníficas Quedas de Água das Paredes, que em dias solarengos as águas puras e frescas que caem em cascata formando pequenas piscinas naturais convidam a refrescantes banhos. Para os visitantes mais radicais, existe a possibilidade de escalar a íngreme parede natural e descobrir, de outra perspetiva, toda a força e beleza das cascatas.
A/s cache/s
Este PR tem agora mais algumas caches, 4 já existentes ( GC9NZ7M / GC4Z3XY / GC68T36 / GC1GYBX em perfeitas condições de serem visitadas ) o mesmo é aconselhável com o tempo seco, ao longo do percurso tem zonas onde o terreno pode ser superior a 3.5, se molhado pode ser perigoso não tendo calçado adequado.
O percurso é linear, mas quem não quiserem voltar pelo trilho pode vir por estrada.
No início e no final do PR há parque para viaturas, o acesso ao final para a cascata maior é em estradão, para carros mais baixos não é muito aconselhável, requer mais cuidado, com tempo seco é mais fácil.
Não hesitem em partilhar fotos e contar as vossas aventuras!!!
Mais uma cache, By CT2Esteves.
Boas cachadas.