A Freguesia de Cabril é actualmente constituída por 15 aldeias, posicionadas ao longo das encostas que descem até aos rios: Xertelo, Lapela, Pincães, São Lourenço, Chelo, Fafião, Azevedo, Bostochão, Vila Boa, Cabril, Cavalos, Chãos, Fontaínho, São Ane e Chã do Moinho
É uma freguesia rica em espécies arbóreas e avícolas, com bonitas paisagens onde predominam nas encostas as giestas, urzes e a carqueja.
As paragens dos autocarros foram aproveitadas para, através de pinturas de vários artistas, representarem as tradições e ofícios de Cabril: a vezeira das cabras e vacas, o ciclo de azeite, o ciclo do linho, a colheita do milho, a cozinha tradicional e a produção de mel.
Alguns pontos de interesse que podemos destacar: Miradouro de Fafião, Santuário de Nossa Senhora das Neves, Cascata de Cela Cavalos, Fojo do Lobo de Xertelo, Cascata de Pincães, Praia e parque de merendas da Barca, Fojo do Lobo de Fafião, Moinho Cubo Vertical Xertelo, Poços verdes do Sobroso (7 Lagoas), Minas dos Carris, Lagoas do Marinho, Silha dos ursos de Pincães.
E é numa das caminhadas, em trilho circular (cerca de 4 km), que viemos até ao rio Cabril, onde visitamos uma pequena ponte que liga as duas margens: a Ponte de Azerim. É um percurso de cerca de 4km, mas de dificuldade técnica muito alta (em cerca de 500m) e muito difícil de percorrer em dias de chuva.
|