O Parque Florestal de Monsanto situa-se na Serra de Monsanto, no concelho de Lisboa. Tem uma área de 900 hectares submetidos ao regime florestal total, cerca de 10% do concelho de Lisboa, integrando o território de sete freguesias.
É o principal pulmão da capital portuguesa, o maior parque florestal português e um dos maiores europeus. Inclui espaços lúdicos que proporcionam aos habitantes e visitantes várias atividades, tais como desportos radicais, caminhadas, atividades ao ar livre, trilhos de btt-enduro, peças de teatro, concertos, feiras, exposições, e vistas únicas sobre a cidade de Lisboa e concelhos limítrofes, o estuário do rio Tejo e o oceano Atlântico.
No século XIX, a serra de Monsanto era coberta por searas e por pastos para gado. A importância da produção cerealífera é atestada pelos inúmeros vestígios de moinhos de vento. Tinha também várias pedreiras em actividade, de onde se extraía a matéria-prima para a crescente demanda urbanística da Lisboa da época.
Em 1868 o Eng. Florestal João Maria de Magalhães defende pela primeira vez a utilidade de arborizar o que seria o Parque Florestal de Monsanto, para benefício do clima e da paisagem de Lisboa. Mas só em 1929 foi criada a primeira comissão para elaborar plano de arborização da Serra de Monsanto.
Atualmente o Parque Florestal de Monsanto tem a dimensão aproximadamente de 900 hectares, mas já teve cerca de 1000 ha, tendo sido cedida em 2005 uma extensa faixa para possibilitar a construção da Radial de Benfica.
Espaço Biodiversidade: Dezasseis hectares de floresta vedados à entrada de trânsito, animais domésticos, afluência massiva de pessoas e outras possíveis agressões a um ecossistema protegido que permite um passeio de descoberta de sons, cheiros e cores únicos.
Para conhecer este espaço inscreva-se numa visita guiada em que um conjunto diversificado de informação sobre a história, a geologia, a fauna e a flora do Parque são tema de conversa. Encontra aqui, por entre os diferentes percursos de interpretação possíveis, uma torre de observação da natureza, um lago artificial que recria uma zona húmida com a sua flora e fauna características, sobreiros que nunca foram descortiçados, uma mina de água antiga e ainda equipamentos como a FitoEtar ou um viveiro pedagógico onde pode aprender os segredos de uma floresta, uma horta pedagógica e ainda um Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS).
No ponto inicial existe um painel informativo. Observa com atenção.
- Se o Parque Ecológico foi criado em 1993, então caminha até N 38 44.246 W 009 11.076;
- Se foi criado em 2023, então caminha até N 38 39.631 W 009 17.954.