Skip to content

Oxidação Domvs Ivstitiae EarthCache

A cache by J_C Message this owner
Hidden : 1/2/2023
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Nas coordenadas desta earthcache podes observar a oxidação no granito, devido à meteorização química

Observa com atenção a fotografia de apoio (spoiler) para responderes às seguintes questões.

1 - Onde observas a oxidação da rocha?

2 - A oxidação é mais predominante onde?

3 - Na zona rochosa oxidada, qual o aspecto da sua superfície (lisa, rugosa, granular) e sua cor (amarelada, alaranjada, castanho-avermelhadas)?

4 - Uma foto tua, ou uma foto com o teu GPS, com teu nick, data e GC da geocache com a estátua como pano de fundo e anexa ao teu registo de found it. A foto não poderá revelar nenhuma resposta

Obrigado pela visita! Saudações Geocachianas

Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te às coordenadas publicadas e responde às seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço:jotace.geo@gmail.com.

A foto da tarefa 4 terá que ser obrigatoriamente anexada ao seu registo para validares o teu found it. Se acreditas teres concluído com sucesso os objectivos desta EarthCache e já enviaste me enviaste todos os requisitos conforme solicitado, por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada.

Posteriormente iremos verificar os requisitos enviados e fotos anexadas e, caso seja necessário, contacta-lo no sentido de efectuar as devidas correcções ao seu registo.





Já encontraste manchas de ferrugem em rochas como mármore ou granito?

A ferrugem é um tipo de patologia comum nestas rochas, pois são rochas compostas por diversos tipos de minerais primários com uma resistência variável à produtos de limpezas mais fortemente reativos, intemperismo químico e agentes ambientais agressivos como o ar poluído e chuva ácida.

A medida que a rocha vai se decompondo, ela se transforma em um mineral secundário. Ao se transformar, o mineral liberta alguns elementos químicos que causam o aparecimento da ferrugem.

Esta ferrugem nada mais é que uma alteração dos minerais transformados em óxido ou hidróxido de ferro, o que resulta nas colorações amareladas, alaranjadas, e castanho-avermelhadas. Granadas ferríferas em granitos brancos e magnetitas em granitos, quando alterados, liberam estas manchas, conhecida como a ferrugem.

Oxidação

A oxidação das rochas, neste caso do granito, é um dos processos da meteorização química. Para além da oxidação, há a hidratação, a hidrólise e a carbonatação.

O granito é constituído, numa versão simplificada, principalmente por quartzo, feldspato e mica. Podendo este último grupo de minerais (a mica) estar presente em dois diferentes minerais: a biotite e a moscovite.

O que nos interessa é a biotite, pois é um mineral que contém um alto teor de ferro como pode ser visto na sua fórmula química: K(Mg,Fe)3AlSi3O10(OH)3. Não é o único mineral, com teor de ferro, que está presente no granito; a piroxena, anfíbola, magnetite, pirite e olivina, quando presentes, também podem sofrer oxidação. Esta oxidação é devida ao contacto da rocha com a água, por exemplo proveniente da chuva, e com o oxigénio presente no ar. A reacção com o oxigénio e a água com o ferro contido nos minerais pode ser descrita como:

4Fe++ + 3O2 + 6H2O = 2(Fe2O33H2O)

Ou seja:

Minerais Ricos em Ferro + Oxigénio + Água = Limonite (Ferrugem)

 





 

Additional Hints (No hints available.)