Skip to content

Moinho Vitorino Nemésio🌬️ [PT/EN] Multi-cache

This cache is temporarily unavailable.

CeiraGeoTeam: O espaço onde se encontra o GZ final desta cache encontra-se encerrado durante o mês de Janeiro para limpeza, manutenção e conservação de peças. Até lá a cache vai-se manter desactivada. Regressa ao activo em Fevereiro. Abraço a todos e obrigado pelas visitas até ao momento. 😊

More
Hidden : 07/10/2023
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


[PT] Esta cache encontra-se num local com horário e pode ser descoberta no seguinte Horário:

Verão: de 15 março a 15 outubro das 10h às 18h;

Inverno: de 16 outubro a 14 março das 10h às 17h:

Encerra: Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

O acesso à cache é realizado de forma gratuita, bastando na receção identificarem-se como Geocachers! Apenas a visita ao espaço é paga: 2€.

A cache não se encontra nas coordenadas indicadas. Trata-se de uma Multi-Cache de fácil resolução e de apenas 2 pontos (inicial e final)! Para chegarem à coordenada final têm de resolver um pequeno puzzle nas coordenadas iniciais, bastando para tal responder à pergunta que consta na listing abaixo e validar a mesma no CERTITUDE!

Não publiquem fotos da cache para não estragar a surpresa aos próximos geocachers que a pretendam encontrar pois as mesmas serão apagadas! Alguma ajuda, estejam à vontade para contactar.

[EN] This cache is located in a place with a timetable and can be discovered at the following timetable: Summer - from 15 March to 15 October from 10 am to 6 pm; Winter - from 16 October to 14 March from 10am to 5pm; Closed - Easter Sunday, May 1st, December 25th and January 1st.

Access to the cache is free of charge, you just need to identify yourself as a Geocacher at the reception! Only the visit to the space is paid: 2€.

The cache is not located at the indicated coordinates. It is a Multi-Cache of easy resolution and of only 2 points (initial and final)! To reach the final coordinates, they have to solve a small puzzle in the initial coordinates, simply answering the question in the listing below and validating it in CERTITUDE!

Do not publish photos of the cache so as not to spoil the surprise for the next geocachers who want to find it, as they will be deleted! Any help, feel free to reach out.

[PT]

Descrição:

Em plena Serra da Portela de Oliveira, no concelho de Penacova, e em pleno perímetro florestal da serra do Buçaco há todo um motivo para parar. Há um encantador miradouro, há um museu do moinho Vitorino Nemésio, há um conjunto de moinhos de vento, e há a Natureza mãe no seu estado mais puro.

O Museu do Moinho Vitorino Nemésio, encontra-se instalado na casa de férias do Eng.º Arantes de Oliveira, Ministro das Obras Públicas no anterior regime, espaço adquirido na década de oitenta pela autarquia.

Em 1980, o moinho Vitorino Nemésio foi doado pelos herdeiros do escritor à autarquia, que o recuperou proporcionando-lhe a funcionalidade de outrora. Vitorino Nemésio, que foi Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e " incansável moleiro das palavras", no dizer de David Mourão Ferreira. Foi proprietário de três moinhos no concelho de Penacova, cujo património natural lhe serviu muitas vezes de inspiração, tornando-se uma incontornável referência cultural do Concelho.

Com o objetivo de preservar a história dos moinhos de vento e água e a memória dos seus moleiros, o município de Penacova realizou, ao longo do ano de 2015, obras de remodelação e musealização do Museu do Moinho Vitorino Nemésio.  O edifício surge, desta forma, de "cara lavada", proporcionando, a todos quanto os visitam, um impacto extremamente positivo, já que alia firmemente a modernidade à tradição.

Todos os anos, em Abril, o município de Penacova associa-se ao Dia Nacional dos Moinhos (7 de Abril) e ao Dia dos Moinhos Abertos (9 de Abril), iniciativas organizadas pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, através das quais se pretende sensibilizar os portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Fonte: cm-penacova.pt

A Cache:

Esta cache convida-vos a percorrer um percurso de património natural e cultural incrível, com uma paisagem de cortar a respiração. Um ‘outro mundo’. Marcas dos anos e marcas da natureza. Aqui há um passado, uma história. Mesmo que inativos, cada um dos moinhos mantém-se à velocidade do vento e do enquadramento, sendo que um deles ainda visitável, o qual dá nome à Multi. Aproveitem este verdadeiro paraíso encantado de Penacova.

Esta Cache foi desenvolvida com imenso gosto e dedicação, e está relacionada com o local, temática e cultura de Penacova. Encontrem-na e aproveitem para conhecer tudo aquilo que Penacova tem para vos oferecer, um território carregado de histórias e tradições!

A cache foi colocada no local com o conhecimento e respetiva autorização dos responsáveis do Município de Penacova e do Museu do Moinho Vitorino Nemésio, aos quais agradecemos os contactos, reuniões e visitas efetuadas para que tal fosse possível, especialmente um grande bem-haja a Miguel Gonçalves - Chefe de Divisão de Turismo e Cultura da CMP, a Álvaro Coimbra – Presidente da CMP e a Mauro Carpinteiro - administrador da PenaParque.

Pergunta para descobrir o Ponto Final desta Multi-cache:

Nas coordenadas iniciais vais encontrar uma mó/roda. Qual a data que consta na mesma? (Escreve tal e qual como lá se encontra!)

Valida a tua resposta no CERTITUDE e descobre a localização final desta cache.

 

Levem caneta para registar a visita. Como conteúdo inicial, o container final contém Logbook, Stashnote e permite a troca de pequenos brindes, TB’s, Geocoins, etc. Peço que deixem tudo tal e qual como encontraram ou ainda melhor e se acontecer alguma coisa com a cache, peço que nos informem. A durabilidade da cache depende de todos! Fotos da cache, do interior e do cantinho onde se encontra serão apagadas de forma a manter a surpresa para futuros geocachers que a procurem. Podem dar dicas mas sejam discretos nos comentários.

Algumas orientações e conselhos a terem na realização/abertura desta cache:

- Tenham atenção a todos os pormenores que envolvem esta cache. Sejam subtis e vão encontrar algumas surpresas!

- Abram a porta com cuidado e voltem a fechá-la no fim de logarem a cache, ela não tem fechadura mas encaixa na perfeição!;

- Devem retirar e recolocar o container interno (que contém o Logbook) com o máximo cuidado. Não o coloquem muito para dentro da “casa” porque depois pode ser mais difícil de o retirarem, basta que fique à porta (sobre o degrau) e a mesma feche!

- Não forcem nada e tenham cuidado ao manusear a cache, tentando perceber o mecanismo de abertura da mesma. Trata-se de uma obra original, construída de raiz por nós utilizando e reaproveitando muitos materiais. Esta cache deu-nos muito gosto, trabalho a desenvolver e requereu alguns gastos, por isso tratem-na bem;😊

- Sim, ela roda!😀

- O registo online apenas será validado após terem encontrado o Logbook e terem lá inscrito o log;

- Disfrutem e preservem todo o espaço envolvente, não danifiquem nada, não deixem lixo no local, façam C.I.T.O. (Cache In Trash Out) sempre que possível. A natureza agradece!😉

Esta é mais uma cache construída e desenvolvida pela CeiraGeoTeam. Somos um casal de Geocachers, Tiago & Milene, de Ceira (vila do concelho de Coimbra) mas as nossas caches vão muito mais além, ultrapassando as fronteiras da nossa terra… Fica o desafio para as caçarem todas. Esperemos que disfrutem e o mais importante, que se divirtam a fazer Geocaching!

🤠👫CeiraGeoTeam⚕️💉

Podes validar a solução do puzzle com certitude

[EN]

Description:

In the middle of Serra da Portela de Oliveira, in the municipality of Penacova, and in the middle of the forest perimeter of Serra do Buçaco, there is every reason to stop. There is a charming viewpoint, there is a museum of the Vitorino Nemésio windmill, there is a set of windmills, and there is Mother Nature in her purest state.

The Moinho Vitorino Nemésio Museum is housed in the holiday home of Eng.º Arantes de Oliveira, Minister of Public Works under the previous regime, a space acquired in the eighties by the municipality.

In 1980, the Vitorino Nemésio mill was donated by the writer's heirs to the municipality, which recovered it, providing it with the functionality of yesteryear. Vitorino Nemésio, who was President of the Portuguese Association of Friends of Moinhos and "tireless miller of words", in the words of David Mourão Ferreira. He was the owner of three mills in the municipality of Penacova, whose natural heritage often inspired him, becoming an unavoidable cultural reference in the municipality.

With the aim of preserving the history of wind and water mills and the memory of their millers, the municipality of Penacova carried out, throughout 2015, remodeling and musealization of the Museum of Moinho Vitorino Nemésio. The building thus appears with a "washed face", providing an extremely positive impact to all who visit it, as it firmly combines modernity with tradition.

Every year, in April, the municipality of Penacova joins the National Mills Day (April 7th) and the Open Mills Day (April 9th), initiatives organized by the Portuguese Mills Network, with the support of the International Society of Molinology, through which it is intended to make the Portuguese aware of the inestimable heritage value of traditional mills, in order to motivate and coordinate the wills and efforts of owners, millers, associative organizations, local authorities, museums, researchers, millologists, enthusiasts, friends of mills and general population.

Source: cm-penacova.pt

The Cache:

This cache invites you to take a journey of incredible natural and cultural heritage, with a breathtaking landscape. An 'other world'. Marks of the years and marks of nature. Here there is a past, a history. Even if inactive, each of the windmills remains at the speed of the wind and the setting, and one of them is still open for visits, which gives Multi its name. Enjoy this true enchanted paradise of Penacova.

This Cache was developed with immense taste and dedication, and is related to the location, theme and culture of Penacova. Find it and take the opportunity to discover all that Penacova has to offer, a territory full of stories and traditions!

The cache was placed on site with the knowledge and respective authorization of those responsible for the Municipality of Penacova and the Museum of Moinho Vitorino Nemésio, to whom we thank for the contacts, meetings and visits made to make this possible, especially a great welcome to Miguel Gonçalves - Head of CMP's Tourism and Culture Division, Álvaro Coimbra - President of CMP and Mauro Carpinteiro - administrator of PenaParque.

Question to discover the End Point of this Multi-cache:

In the initial coordinates you will find a millstone/wheel. What date is on it? (Write as it is there!) Validate your answer in CERTITUDE and discover the final location of this cache.

Take a pen to record the visit. As initial content, the final container contains Logbook, Stashnote and allows the exchange of small gifts, TB's, Geocoins, etc. I ask you to leave everything as you found it or even better and if anything happens to the cache, please let us know. The durability of the cache depends on everyone! Photos of the cache, the interior and the corner where it is located will be deleted in order to keep the surprise for future geocachers who look for it. You can give tips but be discreet in the comments.

Some guidelines and advice to take when carrying out/opening this cache:

- Pay attention to all the details involving this cache. Be subtle and you'll find some surprises!

- Open the door carefully and close it again after logging in the cache, it doesn't have a lock but it fits perfectly!;

- They must remove and replace the internal container (which contains the Logbook) with the utmost care. Do not place it too far into the “house” because it may be more difficult to remove it later, just leave it at the door (on the step) and close it!

- Do not force anything and be careful when handling the cache, trying to understand its opening mechanism. It is an original work, built from scratch by us using and reusing many materials. This cache gave us a lot of pleasure, work to develop and required some expenses, so treat it well;😊

- Yes, she rotates!

- The online registration will only be validated after having found the Logbook and having entered the log there;

- Enjoy and preserve all the surrounding space, do not damage anything, do not leave garbage in the place, do C.I.T.O. (Cache In Trash Out) whenever possible. Nature thanks you!

This is another cache built and developed by CeiraGeoTeam. We are a couple of Geocachers, Tiago & Milene, from Ceira (a town in the municipality of Coimbra) but our caches go much further, crossing the borders of our land… The challenge is to hunt them all down. We hope you enjoy and most importantly, that you have fun doing Geocaching!

🤠👫CeiraGeoTeam⚕️💉

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Ngraçãb nbf ubeáevbf! Qvpn ab PREGVGHQR! Aãb choyvdhrz sbgbf qn pnpur! (ZNAHFRNE PBZ PHVQNQB! YRVNZ NF VAQVPNÇÕRF QR NOREGHEN AN YVFGVAT) [EN] Nggragvba gb fpurqhyrf! Gvc ba gur PREGVGHQR! (UNAQYR JVGU PNER! ERNQ GUR YVFGVAT)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)