O PIPO MÁGICO

Pipo, é o nome que se dá a uma pipa menor, normalmente de madeira usada para armazenamento de líquidos. É usada para envelhecer vinhos e destilados (normalmente whisky), tornando-os mais ricos em compostos fenólicos. É tradicionalmente feita de varas de madeira vertical e ligadas por aros de madeira ou metal. O tipo de madeira mais utilizada para o fabrico das pipas é de carvalho europeu, principalmente o francês.
Existem vários tamanhos de pipas, o mais pequeno é denominado de pipos e ou barris (<500/600 litros), os médios são os tonéis (5000 aos 15000 litros) e os maiores são os balseiros que podem conter de 15000 aos 85000 litros.
Na cidade do Porto, é muito comum encontrar pipas, principalmente nas caves do Vinho do Porto, no cais de Gaia.

Pedimos por favor para manusearem a cache com cuidado. Tratem as nossas caches como se fossem as vossas. Temos visto muito descuido em várias caches nossas, portanto, tenham cuidado por favor. Não deve ser nada estragado nem levado, para a sua durabilidade. Cuidado com os transeuntes/muggles. As caches devem ser encontradas com a maior discrição possível. Não divulgar nem registar fotos do container, nem do local, estas serão apagadas sem aviso. Os registos terão de ser físicos, salvo autorização nossa por mensagem pessoal. Obrigado.
We ask you, kindly, to handle the cache with care. Treat our caches as if they were yours. We have seen a lot of carelessness in many of our caches, so please be careful. It must not be damaged or taken away, for its durability. Be careful with passerby/muggles. Caches must be found with the biggest possible description. Do not disclose or record photos of the container or the location, these will be deleted without notice. The records will have to be physical, unless authorized by us by personal message. Thanks.