Capela Nossa Senhora da Ajuda

Sobre as origens desta capela nada sabemos, por falta de fontes documentais conhecidas. A mesma dificuldade sentiu o Abade de Tagilde, não obstante ter podido recorrer aos livros do registo paroquial. E foi precisamente aí que ele obteve o único dado que nos permite aquilatar da sua antiguidade. É que, em 1709, já era mencionada como antiga. Aliás, a ela ia um dos clamores ou votos desta freguesia, bem como um de Guardizela, o que reforça o juízo de antiguidade. O erudito sacerdote, em 1904, descreveu-a assim:
Presentemente, situa-se na Rua de Nossa Senhora da Ajuda, local designado até há pouco tempo pelo nome de Estrada Nova. Para aí foi levada em 1920, por iniciativa e a expensas de Belmiro Mendes Correia e família, como se deduz de uma lápide colocada na sua frontaria. No antigo lugar ficou uma cruz a assinalara sacralidade desse espaço, como mandavam os cânones da época. Oxalá os vindouros respeitem sempre esse símbolo por excelência da religião cristã, sabendo o porquê da sua implantação aí. Foi nessa altura que lhe amputaram o tradicional cabido ou alpendrada, acrescentando ao comprimento cerca de três metros, talvez para suprir a sua falta.
No início do séc XX, esta Capela foi demolida.
Em 2020, a Junta de Freguesia, criou a Memória do Sítio da Nossa Senhora d'Ajuda. Diz o Povo, que a Nossa Senhora d'Ajuda deve estar sempre na margem direita da estrada mais importante que passa em Moreira.