Parque de Merendas de Mirandela

O parque de Merendas de Mirandela situa-se na margem direita do rio Tua, junto ao açude da Ponte Europa. Dispõe de mesas e bancos e é um local relvado, agradável e calmo com bastantes árvores. Por aqui passa o PR1 Trilho do Tua.
É portanto um bom sitio para passar uma tarde em famlia, relaxar, fazer um Picnik ou até praticar algum exercício físico junto ao rio Tua.
Entre as árvores referidas destacam-se 2 chorões (salgueiro-chorão) de maior dimensão que as restantes.

O nome popular destas árvores deve-se à disposição dos seus ramos e folhas. Os ramos são flexíveis e longos e as folhas em forma de lança, finas e com tamanho médio de 6 cm. A cor das folhas é de um verde intenso, com uma matiz mais clara na parte inferior, onde também nascem pelos. As bordas são serrilhadas. Esta elasticidade dos ramos permite que eles possam atingir o chão sem nenhuma dificuldade quando não podados, dando um aspecto melancólico, porém muito contemplativo ao salgueiro-chorão.
Largamente utilizado em projetos paisagísticos urbanos como praças e parques, o salgueiro-chorão que vemos habitualmente é híbrido de espécies originárias da China.
A altura máxima que ele atinge é de 25m, com rizomas considerados invasivos e de crescimento vertical, por esse motivo não devem ser plantadas perto de tubulações de água e esgoto.
O tronco tende a ser ereto com alguns ramos tortuosos que dão à composição final um ar compacto. A madeira que o compõe é frágil e racha naturalmente com o tempo; esta característica faz com que o salgueiro-chorão não seja uma espécie muito duradoura, tendo uma expectativa de vida entre 25 e 30 anos.
Quanto à cache:
Pede-se que tenham todas as cautelas no manuseamento do contentor e que o deixem conforme o encontraram.
Se possível façam C.I.T.O.
O contentor tem inicialmente logbook e stashnote mas não tem material para escrita.
Boas cachadas!